Webventure

Torben fica com 2ª posição na in-port e assegura liderança isolada; TeleBlue vence


Ericsson 4 perde apenas meio ponto e segue líder da regata (foto: Dave Kneale/ Volvo Ocean Race)

O Telefonica Blue mostrou mais uma vez que é o grande oponente do Ericsson 4, de Torben Grael, na regata de volta ao mundo. O barco espanhol venceu as duas disputas que compuseram a regata in-port de Boston, nos Estados Unidos, neste sábado (9). As embarcações enfrentaram ventos fracos e inconstantes no litoral americano e ainda tiveram de lidar com a neblina.

Com o convidado especial Michel Desjoyeaux, campeão da Vendee Globe, a bordo, a tripulação assumiu a vice-liderança na classificação geral da Volvo Ocean Race, com 68.5 pontos.

“Toda a equipe fez um bom trabalho. Foi um daqueles dias em que todos se dão bem em suas funções. Estamos muito contentes não só por nós, mas por todos que trabalham por nós, como a equipe em terra, os patrocinadores e os que apoiam a equipe”, comemorou Ike Martinez.

Torben alcançou com a tripulação internacional na Ericsson um terceiro e um segundo lugares, respectivamente, em cada disputa, e queimou largada na segunda regata, porém ficou com a segunda colocação e ainda detém a liderança absoluta da volta ao mundo, com 81 pontos.

“O segundo lugar é um ótimo resultado para nós, sobretudo se considerarmos que largamos adiantados na segunda regata e tivemos que voltar. Numa competição como esta é sempre motivo de comemoração um lugar no pódio, e do ponto de vista da classificação geral é bem satisfatório porque perdemos apenas meio ponto dos que estavam em jogo”, disse Grael.

“Era difícil ler o que estava acontecendo”, disse o tático do Ericsson 4, o neozelandês Stu Bannatyne. “O que se via do topo do mastro não era necessariamente o que estava acontecendo na água. Com a neblina, mal podíamos enxergar o portão do meio da raia. Fizemos o que podíamos nessas condições”.

Com o brasileiro Marcelo Ferreira fazendo parte da tripulação, o Delta Lloyd alcançou novamente o terceiro lugar na in-port, com um segundo e um sexto lugares. A equipe holandesa comandada por Chunny Bermudez ainda é a última colocada na VOR, com 24 pontos.

Magnus Olsson foi o quarto colocado com o Ericsson 3 e assegura a mesma posição na soma de pontos de toda a competição. O Telefonica Black foi o quinto colocado na in-port e é os sexto na soma total.

Já o Puma não conseguiu em casa nada além do que a sexta posição na disputa da baía de Boston. Os norte-americanos são os terceiros colocados na classificação geral. O Green Dragon foi o último colocado, porém a tripulação sino-irlandesa detém a quinta posição na classificação.

Este texto foi escrito por: Webventure