Torben abre boa vantagem (foto: Divulgação/ Dave Kneale/ VOR)
O veleiro Ericsson 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael na Volvo Ocean Race, segue na ponta da etapa que trará a maior regata volta ao mundo ao Rio de Janeiro. Abrindo boa vantagem de cerca de 50 milhas náuticas, Torben segue tranqüilo e passa hoje pelo arquipélago das Ilhas Fiji.
O brasileiro Horacio Carabelli, tripulante do Ericsson 4, contou que a tripulação está no ritmo do carnaval, imaginando as folias no Brasil e tentando compartilhar com os estrangeiros as alegrias da festa brasileira. Muitas risadas não faltaram.
Com ventos de 15 a 20 nós, a briga fica mesmo a partir do segundo lugar. Faltando cerca de 40 dias para chegarem ao Rio de Janeiro, o veleiro Puma, de Ken Read, segue na segunda colocação. Mas bem perto, com cerca de três milhas náuticas de diferença, está o Ericsson 3, de Magnus Olsson.
“É bom tê-los tão perto. Isso faz com que a tripulação fique atenta e dê o seu melhor. Estamos perto do Puma mas queremos alcançar o Ericsson 4, disse Thomas Johanson, timoneiro do Ericsson 3.
No dia de ontem, os cinco veleiros que permanecem na disputa cruzaram a linha do Equador e se encontram novamente no hemisfério sul. Foi a terceira vez que a flotilha cruzou os hemisférios. Na quarta colocação está o Telefonica Blue e, em quinto, o Green Dragon.
Pontuação – Esta é a maior etapa da história da Volvo Ocean Race. Os barcos saíram de Qingdao, na China, com destino ao Rio de Janeiro. A etapa terá dois portões de pontuação e o primeiro está a cerca de 1800 milhas náuticas.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 24, 2009