Torben comemora chegada após 41 dias ao mar (foto: Dave Kneale/ Volvo Ocean Race)
Torben Grael, Joca Signorini e Horácio Carabelli finalmente podem descansar em suas casas. Os brasileiros, comandante e tripulantes do Ericsson 4, finalizaram a 5ª perna da Volvo Ocean Race na noite desta quinta-feira (27) no Rio de Janeiro (RJ).
Após 41 dias no mar e uma série de dificuldades extremas na maior etapa de toda a história da volta ao mundo, a equipe ficou com a segunda colocação na perna, somando mais sete pontos na classificação geral. Com um total de 63,5 pontos, Grael garante a liderança da regata com uma vantagem de 10,5 pontos para o segundo colocado, o Puma.
A regata ainda tem um longo caminho. É fantástico estar aqui, mas a disputa só acaba quando termina, disse Torben na Marina da Glória sobre as cinco pernas que eles ainda terão de encarar até o fim da regata, em junho. Sonhamos com este momento a semana inteira e é ótimo estar aqui. A recepção foi fantástica, completou o brasileiro sobre a chegada ao país.
Sobre a vitória com folga do companheiro de equipe, Ericsson 3, que não só liderou a etapa graças a uma estratégia ousada, como terminou a perna com mais de 12 horas de antecedência de Torben, o comandante elogia. Eles fizeram uma bela jogada depois do Portão de Pontuação e foi inteligente. Eles abriram uma vantagem muito grande. Nós tentamos recuperar mas não tivemos uma chance real.
Nós precisávamos de uma brecha nas condições climáticas que nos desse a chance de passá-los mas ela nunca vinha e eles velejaram muito bem. Nós aprendemos sobre eles, eles aprenderam sobre nós, então criamos algo bem bacana, completou o navegador Jules Salter.
Terceiro Colocado – Comandado por Ken Read, o Puma foi o terceiro barco a entrar na Baía de Guanabara nesta sexta-feira (27). A tripulação do barco norte-americano comemorou os seis pontos adquiridos na etapa e assumiram a 2ª colocação na classificação geral.
Nós vamos ter essa experiência na memória para sempre. Não acho que a magnitude desta etapa vai ser esquecida até o final da regata. Onde estivemos, o que vimos, os risos, as frustrações, as dificuldades são coisas que nenhum de nós poderá esquecer, disse Read na aproximação do Rio de Janeiro.
Telefônica Blue e Green Dragon ainda não aportaram no Brasil. Para o primeiro, faltam ainda 377 milhas, e terminando na penúltima ou última colocação, os comandados de Bouwe Bekking assumirão a 3ª posição na geral.
Já o Green Dragon entrou em Stealth Mode, o que significa que apenas a organização sabe sua localização, já que o mecanismo o tira do radar por estratégia. Porém até a última atualização ele se mantinha à frente do Telefonica.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure