Torben comandará o Ericsson na próxima VOR (foto: Brasil 1)
Torben Grael será o comandante do barco sueco Ericsson Racing Team na regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race 2008/ 2009. Na noite da próxima quinta-feira (18), o velejador brasileiro, que se preparava desde o meio deste ano para a campanha olímpica, anunciará sua decisão de desistir de Pequim. No momento ele está em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde seu novo time realiza os treinamentos.
O maior medalhista olímpico, que na última edição da VOR comandava o Brasil 1, já havia falado de seu interesse em retornar a competição, com a condição de que tivesse condições de vencer. Na teoria, o Ericsson é a melhor opção para Torben, principalmente porque é o único barco remanescente da edição 2005/ 2006, além de ter suas duas embarcações desenhadas pelo conceituado designer argentino Juan Kouyoumdjian.
Um dos barcos é o antigo ABN Amro 1, atual campeão da regata, e o outro está terminando de ser construído. Os dois veleiros serão testados e seus rendimentos avaliados e a partir destes resultados, uma nova embarcação será construída. Esta será comandada por Torben e seus tripulantes internacionais.
A maioria de sua tripulação já está definida, mas ainda deve contar com mais um brasileiro ainda não divulgado. A equipe ainda terá uma segunda equipe, apenas de velejadores nórdicos.
O brasileiro substituirá o norte-americano John Kostecki, campeão da edição 2001/ 2002, que deixou a equipe em agosto. O então comandante, que já havia comandado o Ericsson em algumas pernas na edição passada, alegou problemas pessoais.
Fora da briga por Pequim – Torben Grael e Marcelo Ferreira, seu parceiro na classe Star há 20 anos, começaram a campanha para as Olimpíadas de Pequim no meio de 2007, na Europa. Mesmo antes da decisão pela Volvo, Torben já havia dito que não daria continuidade à campanha olímpica. Marcelo já está em busca de um novo parceiro.
Este texto foi escrito por: Webventure