Foto: Pixabay

Torben Grael confia no sucesso de Luna Rossa na semi da Louis Vuitton

Redação Webventure/ Vela

Torben confia no desempenho do Luna Rossa (foto: Luna Rossa)
Torben confia no desempenho do Luna Rossa (foto: Luna Rossa)

O velejador brasileiro Torben Grael se prepara para as semifinais da Louis Vuitton, competição que decidirá o adversário do suíço Alinghi na 32ª America’s Cup, maior competição de vela do mundo, que acontecerá entre 23/06 e 07/07. Torben é o tático do barco italiano Luna Rossa (ITA 94), que a partir de segunda-feira (14), enfrentará o americano BMW Oracle na semifinal numa série de melhor-de-nove regatas, em Valência, na Espanha.

O brasileiro, que recentemente comandou o barco Brasil 1, terceiro colocado na regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race 2004-2005, confia no desempenho do Luna Rossa. “Acho que o Oracle é forte até as coisas começarem a dar errado. Se conseguirmos impor pressão, ganhando uma ou duas regatas de cara, a situação pode mudar rapidamente”, disse o velejador.

Durante a fase classificatória os semifinalistas se enfrentaram em dois match races, ambos vencidos pelo barco americano. “Eles nos venceram duas vezes por detalhes e por uma distância bem pequena. Se velejarmos bem podemos vencer”, concluiu. Para o tático, o ITA 94 é um bom veleiro e tem potencial, “mas não chega a ser superior aos outros classificados”. Torben fez suas apostas: “Temos um dos melhores timoneiros da competição (o australiano James Spithill) e uma boa largada pode ser decisiva”.

A outra semifinal da Louis Vuitton será disputada pelo neozelandês Emirates Team New Zealand, que ficou em primeiro lugar, e o time da casa Desafio Español, o quarto colocado. BMW Oracle é o segundo no ranking e Luna Rossa o terceiro.

Os planos de Torben – Além da busca pelo título da America’s Cup, Torben também tem como objetivo de curto prazo a participação na classe Star do Mundial da Federação Internacional de Vela, que será realizado na cidade de Cascais, em Portugal, no mês de julho. “Será muito difícil pela falta total de treinos e de tempo de preparação”, alertou. “Mas se for possível gostaria de disputar porque confio bastante em nosso barco e na excelente parceria que tenho com o Marcelo [Ferreira] desde 1988”.

Quanto à vaga para as Olimpíadas de Pequim, em 2008, Torben Grael apontou a dupla Robert Scheidt/ Bruno Prada como favoritos, por estarem focados totalmente na classe Star desde 2004 e terem obtido resultados positivos em todas as competições que participaram. Já Grael e Ferreira tiveram a campanha do Brasil 1 durante esse tempo, por exemplo.

Outro brasileiro que participou da Louis Vuitton foi Horácio Carabelli, como engenheiro do barco sueco Victory Challenge. Ele foi responsável pelo desenvolvimento dos mastros, retranca e pau de spin da embarcação. “Foi um trabalho interessante e desafiador, muito diferente da Volvo Ocean Race”, lembrou Carabelli, que foi diretor técnico e velejador do Brasil 1.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 11, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure