Grael conquistou nesta terça (10) o prêmio de melhor velejador do mundo de 2009 (foto: Divulgação/Dave Kneale)
O velejador Torben Grael conquistou, nesta terça (10), o prêmio de melhor velejador do mundo de 2009, concedido pela Federação Internacional de Vela (ISAF). Depois de ter sido indicado em cinco oportunidades pela federação, Grael ganhou pela primeira vez a condecoração. O anúncio da vitória foi feito no Iate Clube de Busan, na Coréia do Sul.
O brasileiro, detentor de cinco medalhas olímpicas, conseguiu o título depois do incrível desempenho na Volvo Ocean Race 2008/09, à bordo do Ericsson 4. Após oito pódios e cinco vitórias em dez etapas, a embarcação que comandava sagrou-se campeã da mais tradicional competição náutica do planeta.
Ainda pela Volvo, o velejador bateu o recorde mundial de velocidade em um veleiro monocasco, no dia 29 de outubro de 2008, escrevendo assim seu nome no Guiness Book. A embarcação alcançou uma velocidade média de 24.85 nós (aproximadamente 46 km/h) após 24 horas percorrendo 596,6 milhas náuticas.
Brasileiros – Torben Grael, que hoje é considerado o velejador mais completo do planeta, foi o segundo brasileiro a conquistar o prêmio de melhor do mundo. Robert Scheidt, outro medalhista olímpico, já havia conquistado duas vezes a condecoração, em 2001 e 2004.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 10, 2009