Jordi Calafat e Torben Grael primeiro e segundo colocados no Match Race respectivamente (foto: Hector Echebaster/ ZDL)
Direto do Rio de Janeiro (RJ) – Após duas regatas emocionantes, o espanhol Jordi Calafat venceu a última etapa do Match Race Brasil. Torben Grael ficou em segundo lugar, mas garantiu o título de campeão da temporada ainda na semi-final, quando venceu André Fonseca por dois a um.
Calafat foi o melhor nas duas regatas disputadas. A primeira com ampla vantagem, por ter escolhido o lado melhor na descida para a primeira bóia, que lhe rendeu uma grande distância para Grael.
A segunda disputa foi mais acirrada. Grael precisava vencer de qualquer jeito para tentar adiar a vitória do espanhol e partiu para o ataque na preparação para a largada. Os barcos quase colidiram faltando dez segundos para o tiro. Infelizmente perdemos, mas poderíamos perfeitamente ter ganho. Tivemos as duas regatas na mão, mas cometemos alguns erros e ele conseguiu aproveitar bem, estava com estrela, lamentou Grael. É sempre bom ter participações importantes como essa porque puxa o nível da prova para cima, avaliou o campeão.
O nível brasileiro está bom, as regatas foram duras. Os velejadores são bem táticos, o Torben é um grande comandante e fez uma final muito difícil conosco, disse o francês Yanh Gouniot, da tripulação vencedora do Match Race. Em 2007, Torben Grael e a tripulação do Alinghi irão se enfrentar de novo na Americas Cup. O brasileiro será o tático do veleiro Prada e o Alinghi, atual campeão da prova, defende o título contra 12 tripulações.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: setembro 18, 2005