Torben garante pontuação máxima e mantém liderança na geral (foto: Oskar Kihlborg/ Ericsson Racing Team)
O barco comandando pelo brasileiro Torben Grael foi o primeiro a passar pelo Portão de Pontução na latitude 36º sul, na 5ª perna da Volvo Ocean Race. Garantindo os quatro pontos, a tripulação ampliou sua vantagem e tem 53 pontos na classificação geral. O Ericsson 3 passou apenas 32 minutos após Torben pelo Portão, garantindo 3,5 pontos na classificação geral. E dez minutos após a passagem do segundo barco da Ericsson, o Puma foi terceiro a cruzar o Portão, e garante agora a segunda posição na classificação geral, com 44 pontos, além de ter assumido a liderança da flotilha, com uma vantagem de 15 milhas para o Ericsson 4.
“Felizmente conseguimos os 4 pontos aqui, mas não foi fácil, com as condições muito instáveis e E3 e Puma bem pertos. Depois a decisão mais difícil: se seguir o computador e cambar e voltar para o norte, de contravento, ou seguir a rota mais tradicional e ir para o sul. Acabamos optando por ir pelo sul, mesmo com o computador dizendo que pelo norte é mais rápido. Normalmente de contravento vamos mais lento do que o computador pensa, geralmente por força da condição do mar. Pelo mesmo motivo, a favor vamos mais rápido, o que pode compensar a diferença”, disse Torben Grael, em e-mail enviado.
Conseguimos atravessar o Portão em primeiro lugar e os rapazes tiveram algum motivo para sorrir. Foi um ângulo muito molhado, que confundiram as ondas e que fizeram a vida no deck miserável, e embaixo dele, impossível de dormir, reportou o chefe de turno do Ericsson 4, Brad Jackson.
Meia Volta – Após garantir os primeiros pontos desta etapa, o navegador da tripulação nórdica de Magnus Olsson tomou uma decisão inusitada e em vez de continuar navegando para o sul, deu meia volta com o Ericsson 3 e tomou os rumos do norte, como indicava o computador, afirmando melhores condições. A estratégia os coloca 45 milhas náuticas distante do líder, na 3ª posição.
Parabéns ao Ericsson 3 que foi o segundo colocado no Portão de Pontuação. Eles lideraram, então, um caminho ao norte do Ice Gate, e vai ser interessante ver como eles se sairão, completou Jackson.
Já Grael pondera que a escolha poderia gerar perdas no futuro. “Parece que só o E3 optou por ir pelo norte o que de certa forma nos deixou muito mais tranqüilos, pois ir sozinho para o sul seria arriscado, mas voltar ao norte depois dos outros, por outro lado, consolidaria também uma grande perda”.
O Telefonica Blue foi o quarto barco a cruzar o Portão e os 2,5 pontos que assegurou lhe colocam na segunda posição na classificação geral. Já o Green Dragon foi o último a alcançar a latitude estabelecida e ficou com mais 2 pontos acumulados.
Confira a classificação geral após o 1ª Portão
1º) Ericsson 4 53 pontos
2º) Telefonica Blue 44.5 pontos
3º) Puma 44 pontos
4º) Green Dragon 32 pontos
5º) Ericsson 3 31.5 pontos
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: março 4, 2009