Holandês comandou a vitória do TeleBlue (foto: Rick Tomlinson/ Volvo Ocean Race)
O espanhol Telefonica Blue venceu a quarta perna da Volvo Ocean Race nesta quinta-feira (29), após 11 dias no mar entre Cingapura e Qingdao, na China. Bouwe Bekking levou seu barco e sua tripulação sem grandes problemas por entre os ventos de até 50 nós e as ondas de dez metros. Esta foi a segunda vitória de Bekking, que também garantiu a pontuação máxima na terceira perna.
Essa foi a perna mais difícil que velejei em toda a minha vida. Esta etapa provou a boa embarcação e a boa tripulação que nós temos. Estou feliz por estar aqui, disse o comandante que estava no Movistar na edição 2005/06 da VOR quando o barco partiu e toda a tripulação foi resgatada.
Torben Grael foi o 3º colocado na chegada à China. O brasileiro levou o Ericsson 4 às duas primeiras vitórias da regata e ficou com a 4ª posição na etapa anterior. Mesmo assim ele é o líder com 45 pontos no total, 3,5 a mais que o TeleBlue, que acumuma 41,5 pontos.
A tripulação do norte-americano Puma foi a vice-campeã da 4ª perna da Volvo Ocean Race. A embarcação é a 3ª no ranking da classificação geral, com 38 pontos. Já o Green Dragon é o único barco que resta chegar em Qingdao. Ele abriu uma enorme distância dos demais concorrentes e ainda tem mais de 300 milhas náuticas para terminar a etapa.
Abandonos – Telefonica Black, Ericsson 3 e o Delta Lloyd tiveram que abandonar a disputa entre Cingapura e Qingdao com danos estruturais nos barcos. Já o Kosatka, do Team Russia, nem largou para a etapa e suspendeu a competição por falta de verba.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: janeiro 29, 2009