Torben atua como tático do Mitsubishi (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
Direto de Ilhabela –O velejador brasileiro Torben Grael, que recentemente conquistou o título da Volvo Ocean Race com o barco Ericsson 4, está em Ilhabela para a disputa da 36ª edição da Semana Internacional de Vela. Ele compete como tático do Mitsubishi/ Gol de Eduardo Souza Ramos e aproveitou o tempo livre após as regatas para falar sobre a Regata de Volta ao Mundo, o Brasil 1 e os próximos planos.
Essa Volvo que passou foi um projeto dos sonhos, lembrou o comandante que elogiou muito a estrutura encontrada. Quando você imagina fazer uma regata de volta ao mundo, imagina fazer tudo o que a gente fez. Fizemos uma preparação com antecedência, tivemos um patrocinador que nos apoiou e deu uma equipe com toda estrutura.
Além da parte do barco e da estrutura de retaguarda, Torben também se disse muito feliz com as pessoas que ele tinha na equipe. Com um bom material humano e o tempo para se trabalhar, fica mais fácil do que fazer as coisas de última hora e com a corda no pescoço.
A primeira vez que o brasileiro esteve na Volvo foi em 2005/ 2006, ocasião em que finalizou na terceira colocação geral com o Brasil 1, barco que deve competir na próxima edição. Para fazer outra participação brasileira tem que fazer com condições de disputar de igual para igual com as outras equipes e procurar fazer melhor do que a vez passada.
Ele tem consciência, porém que o projeto talvez não seja tão grandioso com o da Ericsson, mas se for semelhante já seria suficiente. Pode não ser a condição ideal, mas não dá para fazer uma coisa menos competitiva do que já fizemos.
Depois de emendar o fim da Volvo com a Semana de Vela, Torben agora pretende dar um tempo antes de se envolver em novas empreitadas. Vamos ver se vai para frente o projeto do Brasil 1, e também vou avaliar outras coisas com calma. Agora eu preciso mesmo é descansar um pouco.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda