Grael assegura a liderança após 4 dias de regata (foto: Dave Kneale/ Volvo Ocean Race)
A vida a bordo dos barcos que fazem a 5ª etapa da Volvo Ocean Race começa a melhorar. Com temperaturas mais amenas, sol e sem as ondas gigantes que lavaram as embarcações na 4ª perna, os velejadores tem um dia-a-dia mais seco. Torben Grael mantém a liderança com segurança. Ele mantém poucas milhas de distância do segundo colocado, o norte-americano Puma, variando entre 10 e 1 milha nas últimas 48 horas.
Tempo seco a bordo hoje. A temperatura realmente mudou para melhor e esta tarde tivemos a grande oportunidade de arrumar a dupla camada de sacos de dormir e colchões. Mantemos a velocidade alta e as ondas continuam batendo forte no convés, mas a água quente e tudo relativamente seco no interior fez a vida dentro do Ericsson 4 mais agradável, reportou o proeiro da equipe de Grael, Ryan Godfrey, em e-mail enviado.
Já os outros três barcos que seguem na etapa abriram uma grande diferença para o brasileiro. O companheiro de equipe, Ericsson 3, mantém 160 milhas náuticas de distância dele, com uma desvantagem de cerca de 6h45. O quarto colocado é o Green Dragon, distante 212 milhas e 11h43. Já o último colocado é o Telefonica Blue, que saiu de Qingdao com muito atraso, já que o barco teve problemas na quilha antes da largada e passou por reparos. A distância entre ele e o Ericsson 4 é de 282 milhas náuticas e 16h de desvantagem.
Estamos gradualmente construindo a nossa liderança na perseguição do Il Mostro. Nossa equipe parceira do Ericsson 3 fez um bom trabalho para voltar ao topo da corrida depois da largada tardia. Isso faz uma grande reflexão sobre a nossa equipe em terra, as tripulações e os barcos, elogiou Godfrey. O Ericsson 3 largou para esta etapa com sete horas de diferença para os outros barcos. Isto porque eles finalizaram a etapa anterior horas depois da largada para o Brasil, e fazem uma espécie de perna “nonstop” entre Cingapura e o Rio de Janeiro, com uma breve pausa em Taiwan e China.
Condições – As equipes velejam com ventos de aproximadamente 10 nós e o Ericsson 4 mantém a velocidade entre 14 e 20 nós. A previsão para as próximas 24 horas é de ventos na casa dos 20 nós.
Após pouco mais de quatro dias de regata, Torben Grael ainda tem pela frente cerca de 10.800 milhas náuticas. Os barcos deixaram a China com uma meta de 12.300 milhas náuticas, cerca de 23 mil quilômetros, até o Rio de Janeiro, que deve ser completada entre 35 e 40 dias. A previsão é que eles aportem no Brasil em 20 de março.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure