Foto: Pixabay

Torben Grael vence 6ª etapa e aumenta vantagem na liderança da Volvo Ocean Race

Redação Webventure/ Vela

Torben aumenta vantagem para 2º colocado (foto: Dave Kneale/ Volvo Ocean Race)
Torben aumenta vantagem para 2º colocado (foto: Dave Kneale/ Volvo Ocean Race)

Torben Grael aumentou sua vantagem na liderança da Volvo Ocean Race neste domingo (26) ao vencer a 6ª perna da regata de volta ao mundo a bordo do Ericsson 4. O comandante brasileiro tomou a frente da flotilha alguns dias antes do fim da etapa, em Boston (EUA). A equipe acumula 77.5 pontos na classificação geral.

“É uma sensação fantástica. Acho que fizemos uma ótima etapa. Estivemos sempre próximos dos outros barcos. A nossa manobra alguns dias atrás foi fundamental. Não foi nada fácil, mas conseguimos nos manter na frente desde então. A chegada aqui também foi bastante complicada, parecia que estava tudo bem mas os ventos estavam muito fracos no fim”, disse Grael, que chegou a estar 105 milhas náuticas atrás do então líder Telefonica Blue e assumiu a primeira colocação enquanto estava fora dos radares, em Stealth Play, na última quinta-feira (23).

Na segunda colocação chegaram os comandados de Magnus Olsson no Ericsson 3, repetindo a dobradinha da etapa anterior, quando os nórdicos finalizaram em primeiro e a tripulação de Torben em segundo. Os nórdicos cruzaram a linha de chegada apenas 11min48 atrás dos campeões e são os 4º colocados na classificação, com 53 pontos.

Após perder a liderança, o Telefonica Blue não conseguiu mais se recuperar e terminou a perna na 3ª posição, após seis minutos da chegada do Ericsson 3. Os espanhóis alcançaram um lugar no pódio nas últimas milhas, já que momentos antes da chegada, eles estavam atrás do Puma, na 4ª posição e velejando em condições instáveis de vento.

“Fica um sabor um pouco amargo porque tínhamos nas mãos uma etapa muito boa, e no final ficamos bem perto da segunda colocação, mas vemos pelo lado positivo: estamos no pódio e está provado, como em outras etapas, que não é tão fácil estar aqui. Por outro lado, estamos na segunda posição na classificação geral”, comemorou o trimmer Xabi Fernández. A equipe acumula 64.5 pontos na classificação.

Já os norte-americanos do Puma chegaram “em casa” na 4ª posição e não tiveram muito o que comemorar. Na classificação geral, eles estão na 3ª posição, apenas meio ponto atrás do Telefonica Blue. “Foi uma perna muito excitante, mas o resultado não foi o que esperávamos. Trabalhamos forte, mas a 4ª posição não nos ajuda”, disse Sidney Gavignet ao chegar nos Estados Unidos. “Foi uma das pernas em que nada pareceu estar do nosso lado”, reclamou o comandante Ken Read.

De volta às competições após uma etapa sem velejada graças à danos nas embarcações, Telefonica Black e Delta Lloyd finalizaram as 4.500 milhas náuticas entre o Rio de Janeiro e Boston na 5ª e 6ª posição respectivamente. Apenas o Green Dragon ainda não terminou a etapa, e restam cerca de 20 milhas para os tripulantes irlandeses chegarem aos Estados Unidos, o que deve acontecer nas próximas horas.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: abril 27, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure