O Touché foi soberano durante a competição (foto: Alexandre Koda/ www.webventure.com.br)
O veleiro Touché Super, de Ernesto Breda, confirmou o favoritismo e venceu a edição 2011 do Warm UP, competição de vela oceânica que aconteceu entre a última quinta-feira (23/06) e esse sábado (25/06) no Yatch Club de Ilhabela (SP). O barco de 46 pés da classe ORC deu um baile nos concorrentes e garantiu a invencibilidade, tendo vencido as cinco regatas disputadas.
Viemos com o objetivo de treinar para a Semana de Vela e fiquei muito satisfeito com o resultado final. Pegamos ritmo de regata, acertamos a tripulação e o barco melhorou muito do primeiro dia para o último, relata o comandante.
A largada das últimas regatas da competição aconteceu dentro do Canal de São Sebastião, com vento sul e velocidade de seis a oito nós. Por conta da forte correnteza, os barcos optaram por se aproximar do Yatch Club, na tentativa de buscar uma melhor condição.
O público que estava no píer pode acompanhar as manobras rápidas e precisas dos velejadores, que a todo o momento procuravam as melhores rajadas de vento. Isso foi bom para entrosar melhor a equipe, já que não velejávamos juntos desde a primeira etapa da Copa Susuky, em março, ressalta Breda.
Segundo colocado
A segunda colocação ficou com o Orson, comandado por Carlos Eduardo Souza e Silva. Estamos com velas antigas e não conseguimos velejar tão bem. Para a semana de vela teremos um conjunto novo e com certeza andaremos mais à frente, enfatiza.
Ainda segundo o responsável pelo Orson, o vento fraco que entrou para a disputa das duas regatas não foi algo ruim. A previsão era de vento quase zero, então o que veio foi lucro. Na primeira regata tivemos que vir perto da terra e pudemos treinar várias manobras, mas na segunda já conseguimos ir mais para longe, comenta.
Sobre a disputa com o Touché, Calu admite que não é possível correr de igual para igual. Ganhar deles é muito difícil, pois eles andam muito na frente. Na semana de vela a classe ORC será dividida entre os tamanhos dos barcos e não vamos concorrer com eles.
Após as cinco regatas disputadas a pontuação foi a seguinte:
>> Touché Super: 4 pontos perdidos (cinco vitórias com um descarte).
>> Orson: 9 pontos perdidos (três segundo lugares, um quinto e um terceiro, com descarte).
>> Mastracchio: 10 pontos perdidos (dois segundo e três terceiros lugares, com descarte).
>> Mastracchio II: 17 pontos perdidos (dois quintos e três quartos lugares, com descarte).
O Warm Up serviu como segunda etapa da Copa Suzuki Jimny de Vela Oceânica. A terceira será disputada nos dias 17, 18, 24 e 25 de setembro e a última em 26 e 27 de novembro e três e quatro de dezembro, também no Yacht Club.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda
Last modified: junho 25, 2011