Webventure

Tour de France em Campos do Jordão terá altas temperaturas

A temperatura prevista para o L’Étape Campos do Jordão by Tour de France presented by Santander neste domingo (24) está acima da média registrada para o mês de setembro no Vale do Paraíba.

Atenta às mudanças climáticas de 2023, a organização da prova vai intensificar os pontos de hidratação nos dois percursos de 107km ou 66km, com 2.300 e 1.300 m de elevação, respectivamente. A primeira largada está prevista para 6h. Serão mais de 18 mil litros de água para o evento.

Os termômetros devem registrar mínima de 17 graus e máxima de 26 graus, quase 10 graus acima do que na versão de 2022 no mesmo local e período do ano. São esperados para a prova 3.600 atletas de todas as regiões do país.

”L’Étape olha cada vez mais para situações extremas e nós como organizadores precisamos estar atentos. Muito frio ou muito calor impactam nos atletas. Por isso, toda parte de hidratação, a refrigeração de bebidas e alimentos terão reforço neste fim de semana. A parte médica também está pronta para agir em caso de necessidade, principalmente em relação à desidratação”, disse Fernando Cheles, diretor de prova.

”Mesmo sendo uma região de montanha, a temperatura deverá estar acima. E quanto mais esforço para subir os mais de 2.000 metros de altimetria acumulada, a sensação de esforço é acentuada. Nosso objetivo é garantir a melhor experiência para o competidor”.

A retirada dos kits será nos dias 22 de setembro das 12h às 20h e 23 de setembro das 9h às 20h, no Village, localizado no Convention Center de Campos do Jordão, local da largada da prova.

Este é o nono ano do L’Étape no Brasil. A maior prova amadora de ciclismo da América Latina foi realizada nos primeiros anos apenas na cidade de Cunha, interior de São Paulo, e hoje já conta com três etapas brasileiras: em Cunha, no Rio de Janeiro e em Campos do Jordão.

No L’Étape Campos do Jordão by Tour de France presented by Santander os atletas têm uma experiência completa Tour de France, a prova de ciclismo mais famosa do mundo. No Village, expositores e patrocinadores mostram tendências do mundo do ciclismo, além de funcionar também como o ponto de retirada de kit e ponto de encontro entre os ciclistas.

Grandes empresas do mercado estarão presentes nos três dias de evento, como o Santander, Vivo, Specialized, Mitsubishi e Samaritano Medicina Esportiva, patrocinadores da prova.