Foto: Pixabay

Trajeto é reduzido e equipes se encaminham para o final da Patagônia Expedition Race

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Adidas Terrex foi beneficiada com o corte do trekking (foto: Divulgação/ Patagonia Expedition Race)
Adidas Terrex foi beneficiada com o corte do trekking (foto: Divulgação/ Patagonia Expedition Race)

A segunda-feira (14) da Patagônia Expedition Race pode ter sido definitiva na briga pelo título da prova chilena. A chuva que atormentou as equipes durante o trajeto entre os PCs 9 e 10 fez com que a organização cortasse grande parte do trekking de 191 quilômetros da disputa e também fez com que os times que estavam a frente acabassem beneficiados com a decisão.

“A decisão foi tomada com base em dois fatores. Primeiro nós perdemos tempo no dia 1 quando tivemos ventos na sessão de caiaques e desta vez tivemos muita chuva. Com as condições atuais, os times diminuíram a velocidade e há mais probabilidade de hipotermia, além de que a grande quantidade de água poderia aumentar os rios de uma maneira que impossibilitaria a passagem em trechos entre os PCs 11 e 13. Eu não gostei de mudar o trajeto, particularmente porque não bateremos o recorde como o trekking mais longo da história, mas o cuidado com as equipes é necessário”, disse Stjepan Pavicic, diretor de prova.

Desta maneira, os times foram parados em uma sessão neutra do PC10, onde um grupo com os quatro primeiros colocados (Adidas Terrex/Prunesco, GearJunkie.com, Vaucluse Adventure Evasions e Ad Natura Karibu) foi formado e os mesmos levados de ônibus ao PC13, onde reiniciaram a disputa na manhã desta terça (15) com um percurso de 188 quilômetros de bike até a linha de chegada, em Pali Aike.

Além dos quarto primeiros colocados, as equipes RoadRunners (Dinamarca), East Wind (Japão) e Perdido en el Turbal (EUA e Inglaterra) também fizeram a mesma jornada até o PC13 com a ajuda da organização, mas apenas na manhã de hoje, já que estavam bem atrás.

Liderança mantida – A equipe que mais se beneficiou do corte de percurso foi a atual líder Adidas Terrex. Depois de ter diversos problemas durante o trekking e perder várias horas, permitindo a aproximação dos adversários, a equipe conseguiu manter a primeira colocação e foi a primeira a largar para o percurso de bike, com algumas horas de vantagem para as demais.

Apesar de estar a frente, o time inglês teve duas quebras no início do trecho de MTB e terá que superar-se mais uma vez para conquistar o bicampeonato da competição. Já a Gearjunkie.com tentará manter o ritmo para não perder a segunda colocação para a Vaucluse Adventure Evasions, já que uma penalização de dez horas aproximou as duas equipes na geral.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 15, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure