Webventure

Transat Jacques Vabre 2017 conhece seus primeiros campeões

Foto: Jean-Marie Liot / ALeA / TJV17

O Brasil foi palco de uma das maiores façanhas da vela oceânica mundial. O trimarã Sodebo Ultim’ bateu, nesta segunda-feira (13), o recorde da Transat Jacques Vabre na classe Ultime, ao completar o percurso de Le Havre (França) a Salvador (Bahia) em 7 dias, 22 horas e 7 minutos, às 8h42 (horário de Brasília). A marca anterior para os de 8 mil quilômetros foi obtida em 2007 pelo Groupama – 10 dias e 38 horas.

Campeões da prova Foto: Jean-Louis Carli / ALeA / TJV17

Horas depois do campeão, o Edmond de Rothschild, completando a festa da Baía de Todos-os-Santos. Ambos fizeram a regata com média superior a mil quilômetros por dia! Os franceses Thomas Coville e Jean-Luc Nélias foram recebidos com fogos de artifício, frutas tropicais e caipirinha no desembarque no Terminal Turístico Náutico da Bahia.

Participe da Run The Night Rio de Janeiro. Clique aqui e inscreva-se!

”Quando a gente se aproximou de Salvador e viu a cidade foi um momento especial! É muito legal ver os prédios perto depois de tantos dias velejando sem parar”, disse Thomas Coville. ”Foi uma disputa acirrada desde a primeira noite entre a gente”, completou.

Segundos colocados Foto: Jean-Marie Liot / ALeA / TJV17

”O momento decisivo foi após a Ilha da Madeira. O Edmond de Rothschild deve ter tido um problema e nós passamos, velejando bem rápido durante todo o percurso”, disse Nélias. O barcos saíram em 5 de novembro de Le Havre, na França. Já o Prince de Bretagne, outro Ultime na regata, deve terminar a prova até a quarta-feira (15). Outras três classes ainda seguem na disputa: IMOCA, Multi50 e Class40, inclusive o brasileiro Mussulo 40 Team Angola Cables.

A Transat Jacques Vabre largou com 37 barcos de Le Havre. Até agora, quatro veleiros já confirmaram desistência por diversos motivos. O último foi o Ciela Village (Multi50) com uma delaminação no casco.