Foto: Pixabay

Travessia Recife-Salvador de caiaque muda o percurso

Redação Webventure/ Expedições, Rafting e canoagem

Os remadores brasileiros Agnaldo Gomes e Christian Fuchs levaram uma surpresa ao chegar em Recife e encontrar condições climáticas desfavoráveis para a descida até Salvador (BA). A dupla decidiu inverter a rota e subir até Fortaleza (CE). Acompanhe no relato abaixo

Depois de passar dois dias aqui em Recife, começamos a ficar preocupados com as condições climáticas que achamos aqui, totalmente diferentes do que imaginamos e pesquisamos com várias pessoas no nosso planejamento. Imaginávamos o vento nem tão favorável e a corrente favorável, mas o que encontramos aqui foi um vento sul (contra) bastante forte (10 a 15 nós) e a corrente totalmente contra também. E a previsão não é nada animadora, que devem se manter essas condições por no mínimo duas semanas.

Fomos conversar com jangadeiros pescadores na praia e velejadores experientes daqui e todos foram unânimes, em que é esse é o período ideal para subir e não descer para o sul… Realmente, 20 dias de vento nessa intensidade na cara, inviabiliza a viagem. As informações sobre esse trecho são bastante escassas na verdade, pois não é muito navegado, por ter muitas formações de recife, com poucas barras para se chegar em terra.

Enfim, hoje depois de muita conversa, análises de cartas náuticas, resolvemos inverter totalmente a viagem e subir até Fortaleza no Ceará. A distancia será praticamente a mesma, 750km, mas com a grande vantagem de ter as condições favoráveis, que num caiaque faz muita diferença. Depois de Natal, as previsões são de ventos mais fortes ainda, ainda bem que em popa!

Que bom poder mudar os planos assim! O que era inimigo virou o maior aliado! Já deu uma bela aliviada no clima tenso e hoje aprontamos um novo jogo de mapas e partimos amanhã às 6h, provavelmente debaixo de chuva. O trecho também parece bastante bonito, com praias desconhecidas. Sairemos de Pernambuco, atravessaremos a Paraíba, rio Grande do Norte e chegaremos no Ceará. Depois teremos que ver como enviamos o caiaque de volta e como remarcamos as passagens de volta, mas isso é um problema pra daqui a 20 dias!

A baleia cachalote que morreu aqui na praia de Boa Viagem anteontem espalhou muito sangue no mar e deixou os tutubas animados! Os bombeiros recomendaram a ninguém entrar na água, mas vamos sair mais ao norte e acho que temos menos chance de encontrar um bichinho desses…

Agora é remos na água, que eu não agüento mais ficar em terra! Esses contratempos antes da viagem são os piores e dá vontade de pular na água e sair remando pra qualquer lado… Hoje passamos em Olinda e foi bem legal, com ensaios de frevo muito bons e uma macaxeira com queijo coalho e carne muito bons. Logo mandamos algumas fotos.

T+
Agnaldo e Fuchs

Este texto foi escrito por: Agnaldo Gomes e Christian Fuchs

Last modified: julho 22, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure