Foto: Pixabay

Treinamento Intervalado de Alta Intensidade é opção de treino rápido e eficiente

Redação Webventure/ Destino Aventura, Expedições, Montanhismo, Outros

Há algum tempo, diante do desejo por um corpo mais esbelto, definido e cheio de curvas, como também, em acelerar o metabolismo mesmo diante da correria do dia-a-dia, surgiu um novo tipo de treino, o Treino Hiit – High-Intensity Intermittent Training ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade.

O treino é um dos métodos mais eficientes para aumento de consumo metabólico, queima de caloria, gordura e ganho de massa magra. Foto: arquivo pessoal O treino é um dos métodos mais eficientes para aumento de consumo metabólico, queima de caloria, gordura e ganho de massa magra. Foto: arquivo pessoal

Atualmente, esse treino é um dos métodos mais eficientes para aumento de consumo metabólico, queima de caloria, gordura e ganho de massa magra que consiste em treinamentos aeróbicos com excelentes resultados. Importante ressaltar que para ser altamente eficaz precisa, antes de tudo, ser realizado de forma correta, uma vez que é baseado no conceito atual e comprovado de emagrecimento, bem como, no poder da intensidade do treinamento.

Por isso, a grande maioria das séries hoje realizadas nas principais academias, visam implementar nos treinos a maior intensidade possível em sessões curtas mas com resultados maiores.

Quanto maior for a intensidade e a variedade das atividades, segundo estudos, maior é o resultado.

Por conseguinte, existe um fenômeno por traz de tal método denominado EPOC – Excesso de Consumo de Oxigênio Pós-Exercício (Excess post Excersise Oxygen Consumption) que explica o porquê de tanta eficiência em um período tão curto, quando a relação existente é muitas vezes entre a carga utilizada e não a velocidade. É preciso pensar na metodologia que será seguida, para depois colocar tal maneira em prática, bem como, variar os estímulos e as posições.

Esse método está diretamente relacionado à capacidade do organismo em continuar consumindo calorias após uma atividade física intensa/moderada. Qualquer atividade física eleva os níveis de respiração consumo de O2, e os batimentos cardíacos. Mas aos poucos, o organismo recupera o estado normal e reativa os índices iniciais e, segundo estudos, é durante o consumo de O2 que ocorre maior queima das calorias. Muitas das atividades realizadas mantêm o corpo durante um tempo trabalhando, mesmo quando o período é curto. O que incide sobre essa mudança é a intensidade do exercício.

Este texto foi escrito por: Nathali Oliani

Last modified: janeiro 21, 2016

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure