Volta a Santa Catarina é uma das provas de resistência do calendário 2003. (foto: Luiz Doro Neto / FCC)
Em nova coluna, a biker profissional Adriana Nascimento fala sobre como planejou seu treinamento para esta temporada.
O treinamento organizado é fundamental para o atleta alcançar bons resultados. Essa frase é bem conhecida, mas a organização do treinamento é um trabalho que exige conhecimento, onde entra a participação de um profissional especializado, e planejamento a partir de informações como o calendário anual de competições, principais objetivos, horários e dias disponíveis para o treinamento, condições financeiras, etc.
No mês de janeiro meu treinador, Rodney Hoffman, me ajudou a planejar e organizar o treinamento diário para a temporada de competições 2003. Começamos classificando cada corrida do calendário pela importância, da seguinte forma:
“A” – corrida muito importante – o objetivo é vencer;
“B” – corrida importante – o objetivo é estar entre as três primeiras;
“C” – corrida secundária o objetivo é competir para treinar sem cobrança de resultado.
Neste ano, as minhas corridas “A” serão o Campeonato Pan-americano (15 de junho), Campeonato Brasileiro (20 de julho) e Iron Biker (18 e 19 de outubro). As corridas “B” serão as que somam pontos para o ranking nacional, como Campeonato Paulista e Copa Ametur. E as corridas “C” são as provas promocionais como Copa Caloi, Campeonato Interestadual, etc.
Não é fácil – Estabelecidas as corridas “A”, o Rodney organizou o treinamento em ciclos para que eu consiga atingir a melhor forma física nos meses de junho, julho e outubro. Nessa organização em ciclos é que entra a importância do treinador especializado, pois também tenho de estar bem para as corridas “B”, que não são poucas neste ano, sem falar que a categoria Feminino não está para brincadeira. Ficar sempre entre as três primeiras não é tarefa fácil.
É claro que em um ano inteiro muita coisa pode ser alterada, mas com essa organização básica, fica mais fácil lidar com imprevistos e mudar ou acrescentar novos objetivos.
Se o seu objetivo é uma prova onde a característica predominante é a resistência, como no Iron Biker (corrida de duas etapas), o treinamento deve seguir essa característica. Como no exemplo do meu planejamento, o Iron Biker aparece três meses após a minha última competição “A” de cross-country, tempo suficiente para alterar a característica do meu treinamento.
Vale lembrar que estabelecer objetivos, planejar e organizar não é só para atletas profissionais, é muito importante para quem está iniciando no esporte ou até mesmo para aquelas pessoas que vivem pensando em começar a pedalar e ficam só no pensamento.
Deixo algumas sugestões de corridas para esse ano, lembrando que datas e locais podem ser alterados. Para quem se animar, escolha suas corridas, classifique-as em “A”, “B” ou “C”, de acordo com seus objetivos, procure orientação com quem entende do assunto e boa sorte.
Provas de resistência por etapas:
19 a 22 de junho (4 etapas)
Informações: www.cbc.esp.br
28 e 29 de junho (2 etapas)
Informações: www.sampabikers.com.br
01 a 06 de julho (5 etapas)
Informações: www.bikeraceacross.com
18 e 19 de outubro (2 etapas)
Informações: www.ironbiker.com.br
13 e 14 de setembro (2 etapas)
Informações: www.webjeca.hpg.com.br
Campeonatos de cross-country
Informações: www.copaametur.com.br
Informações: www.fpciclismo.org.br
Informações: www.tripadventure.com.br
Informações: www.sampabikers.com.br
Provas Especiais
23 e 24 de agosto
Informações: www.sampabikers.com.br
29 e 30 de novembro (12 horas)
Informações: www.sampabikers.com.br
21 de setembro
Informações: Secretaria Municipal de Esportes de Campos do Jordão – fone (12) 3664-6419.
Este texto foi escrito por: Adriana Nascimento
Last modified: maio 8, 2003