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Três equipes representarão o Brasil no Paris-Dakar 2001


A equipe BR Lubrax (da esq. p/ dir.: Klever Juca Bala Luiz Mingione e André Azevedo); é a mais experiente. (foto: Marco Flauzino)

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O navegador da equipe Troller, Alberto Fadigatti, explica como está preparando o carro para o Paris-Dakar e o mundial de rali

Entre os 123 pilotos de moto, 93 duplas de carros e 34 trios de caminhões participantes do Rally Paris-Dakar 2001, estão os 8 representantes brasileiros que disputarão o rali mais difícil do planeta. E você irá acompanhar todos os detalhes desta aventura na cobertura online da Webventure.

Os brazucas estão divididos em três equipes – BR Lubrax, Troller (BF Goodrich/ SP1/ Total) e Brasil Desert Club (BF Goodrich/ Leaseplan) – , uma a mais em comparação ao ano passado. A franca favorita a conseguir um melhor resultado é a BR Lubrax. A experiência dos pilotos Klever Kolberg e André Azevedo, ambos participam pela 14ª vez, é o ponto forte da equipe, que irá brigar pelos títulos nas motos, carros e caminhões. “Nosso objetivo é colocar o brasil entre os primeiros nas três categorias do Dakar”, afirmou Klever.

Klever e o navegador francês Bruno Cattarelli estarão competindo em uma Mitsubishi Pajero V6 na categoria T2. André Azevedo, acompanhado pelo tchecos Tomas Tomecek (navegador) e Petr Vodak (mecânico), pilotará o caminhão Tatra 815 290R75/01 Hasiv. Nas motos, Juca Bala (terceiro ano de participação) e o estreante Luiz Mingione irão acelerar a Honda Falcon Rally.

Caju amigo – Sem a estrutura do ano passado (quatro duplas competidoras e três caminhões de apoio), a equipe da montadora cearense Troller estará presente com apenas uma dupla, formada por Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti, atuais campeões brasileiros de rally off-road. A dupla correu a última edição do rali, mas capotou no deserto da Líbia a três etapas do final. O carro não sofreu danos graves, mas Fadigatti quebrou duas vértebras e não pôde continuar.

O planejamento da equipe, porém, vai além da disputa do Paris-Dakar. Varela e Fadigatti irão correr as nove etapas do campeonato mundial de rali cross-country, fato inédito para uma dupla brasileira. “Nós vamos fazer um trabalho de abrir as portas para os brasileiros começarem a correr lá fora. Vamos mostrar a facilidade do pessoal ir sem aquela mega-estrutura e que não é um bicho-papão correr lá fora. Tem que ter determinação e isso é o que vamos fazer”, reforçou Varela.

O carro é um Troller T5 Diesel (nova versão), com motor MWN 2.8 (da mesma família que a S-10 da GM). “Vamos disputar a categoria T3.2. Por isso, é um Troller mais forte. Tem mais força de saída com um motor que cresce muito rápido. Não tem final, não podemos ter tudo, então nós optamos por força de saída em circuito travado. A MWN fez uma preparação exclusiva para o Dakar”, explicou o navegador Fadigatti.

Sem quebra – A terceira equipe brasileira é a Brasil Desert Club (BF Goodrich/ Leaseplan). O experiente piloto Cacá Clauset, bicampeão do Rally Internacional dos Sertões (96 geral / 99 Marathon), formará dupla com Jorge Niekele dentro da Mitsubishi L-200 Diesel, com motor 2.5. “O carro já vem sendo testado há muito tempo, há dois anos. Só fizemos um aprimoramento para estar apto a enfrentar as dunas, colocamos um sistema de inflar pneus e algumas adaptações obrigatórias”, analisou Cacá.

Cacá esteve na equipe Troller no ano passado e dessa vez irá disputar a categoria TT3. O objetivo é o mesmo: completar a prova sem quebra. “Não é um motor muito potente mas todo o conjunto é confiável. Ano passado tivemos muitos problemas por quebras mecânicas. Já neste ano optamos por tentar minimizar isso”, completou.

Se as chances brasileiras por melhores colocações aumentaram no Paris-Dakar 2001? Cacá está positivo. “Acho que sim. Diminuiu o número de participantes mas aumentou o número de equipes. São três equipes distintas com três carros distintos e a chance de sucesso é maior. No ano passado nós tínhamos uma equipe grande como a Troller, porém todos eram novatos. Esse ano todas os pilotos que estão indo têm experiência, com exceção de um piloto de moto da equipe BR Lubrax”.

O Paris-Dakar 2001 terá largada no dia 1º de janeiro de 2001, na capital francesa, e acaba em 21 de janeiro nas praias do Senegal. Serão 20 etapas, com um percurso total de 10.739 quilômetros.

Este texto foi escrito por: André Pascowitch