Atual bicampeão da prova, o angolano João Batista N Tyamba volta a Santos para tentar o tricampeonato nos 10 KM Tribuna FM, a principal prova do gênero no Brasil, neste domingo (dia 12). Oficializada pela Confederação Brasileira de Atletismo, a corrida terá a participação de 6 mil atletas e é considerada a mais rápida do País.
Das 20 melhores marcas de corredores brasileiros em 2001, 14 foram feitas em Santos, tanto no masculino quanto no feminino. A largada está marcada para às 10h, na Rua João Pessoa, no Centro. A chegada será na avenida da praia, junto à praça das Bandeiras, no Gonzaga. Os 15 primeiros colocados dividirão uma premiação de R$ 38 mil.
Confiante em uma nova vitória, o corredor de 34 anos espera repetir o desempenho dos dois últimos anos, quando venceu, mostrando um ritmo muito forte. Em 2000, terminou a prova em 28m27s. No ano passado, fechou o percurso em 28m24s. Versátil, ele tem a velocidade de um corredor de pista de 800 metros e a resistência de um maratonista.
Aos 34 anos de idade, ele é o principal corredor da história de Angola e detém os recordes nacionais dos 800, 1.000, 1.500, 3.000 e 10.000 metros, além da meia-maratona e maratona. Costumo dizer que não tenho uma especialidade. Penso sempre na próxima corrida, independente da distância, ressalta o atleta, que disputa provas de rua só há cinco anos.
Sei que vai ser mais difícil vencer a prova, porque serei mais visado por causa do bicampeonato e também porque o nível técnico estará ainda mais forte. Respeito todos os adversários, mas sei do meu potencial, destaca N Tyamba, que tem em seu currículo a participação em quatro olimpíadas, feito para poucos corredores.
Ele esteve em Seul (1988), Barcelona (92), Atlanta (96) e Sydney (2000). Nessa última, foi o 17° na maratona. Para mim, estar em uma maratona olímpica e conseguir um bom resultado foi a realização de um sonho, comenta. Na minha primeira Olimpíada, corri os 800 metros. Doze anos depois, estava na maratona, percorrendo 42 km, ressalta, provando a sua versatilidade.
DUELO PARTICULAR – Na prova deste domingo, N Tyamba pode repetir o duelo particular com o brasileiro Elenilson da Silva, medalha de ouro nos 10 mil metros e prata nos 5 mil nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 99. O corredor de Bela Vista (MT) foi o vice-campeão dos 10 KM Tribuna Fm nos dois anos que o angolano venceu e nas duas oportunidades liderou quase toda a prova, para ser ultrapassado nos metros finais.
Além de Elenilson, o corredor de Angola terá, pelo menos, 10 corredores de ponta do Brasil no seu calcanhar, tentando a vitória. Nomes como Vanderlei Cordeiro de Lima, campeão da prova em 97, quando estabeleceu o recorde de 28m01s; Rômulo Wagner da Silva, melhor brasileiro na Maratona de São Paulo; Marilson Gomes, melhor brasileiro na São Silvestre; Valdenor Pereira, campeão em 98 e nº 1 do ranking brasileiro dos 10 km em 2001; e Daniel Lopes, que foi pódio nos 10 KM Tribuna FM nos últimos cinco anos.
Este texto foi escrito por: Redação
Last modified: maio 9, 2002