Seu Eduardo e sua sanfona sempre pronto para acolher os visitantes (foto: Ricardo Azevedo)
Existem várias trilhas que cortam o Parque Nacional Diamantina. Destas a trilha que liga a vila de Andaraí a Capão é a mais conhecida. São três dias de caminhada por uma das mais belas regiões do país, atravessando os famosos canyons e chapadões do parque.
A trilha é uma verdadeira volta ao passado. Ela foi construída pelos garimpeiros que na primeira metade do século exploravam as jazidas de ouro no Vale do Pati. O caminho ainda guarda heranças dos garimpos, o caminho calçado por pedras é bem característico do período do garimpo.
Como Chegar:
O ponto de partida para qualquer expedição ao Parque Nacional da Chapada Diamantina é a cidade histórica de Lençois (BA). Partindo da cidade é possível conseguir transporte local até a vila de Andaraí, onde começa a trilha.
Para quem vai de carro a dica é deixar o veículo em Andaraí. Da vila de Capão, no final da trilha, existem vários transportes para Andaraí.
Onde ficar:
Tanto em Andaraí como em Capão o viajante pode encontrar pequenas e aconchegantes pousadas. Em Andaraí uma boa dica é a Pousada Ecológica.
Na trilha a melhor opção de pernoite é procurar habitantes da região que hospedam viajantes. Quem quiser acampar deve procurar informações específicas com os guias locais e se informar junto as autoridades do Parque.
Comentários:
Existem mapas da região, mas o ideal e contratar os serviços de um guia local. Nas pousadas em Andaraí ou em Capão é possível se informar sobre bons guias.
A vantagem de ter o guia não se resume apenas a tranqüilidade e segurança de saber estar sempre no rumo certo. Os guias também conhecem os melhores locais para camping e os moradores que hospedam viajantes no meio da trilha. Boas companhias, os guias conhecem as histórias de cada lugar e ajudam a manter o astral sempre alto.
Logo na saída de Andaraí um desvio obrigatório é para o Poço Encantado, que fica um pouco distante da trilha mas é um esforço que vale a viagem. O lago de cristalino e azul é formado pelo afloramento de um lençol freático. Existem outros poços, mas o banho só é permitido no Poço Azul. O acesso ao local é controlado e pago.
No Vale do Pati um bom local para se abrigar a noite é na casa “seu” Eduardo, uma parte viva da história da região. Simpático e sempre alegre, “seu” Eduardo é um baú de histórias de garimpo e caçadas na Chapada Diamantina. A noite o som da sanfona enche a casa até altas horas da madrugada.
Para quem estiver mais animado, vale a pena fazer um desvio de cerca de três horas da trilha para conhecer a famosa Cachoeira da Fumaça, com seus imponentes 400m.
Percorrer toda a trilha Andaraí-Capão significa três dias de muita caminhada pelos caminhos pedregosos da Chapada. Para os que não tem um bom preparo físico ou não estão acostumados a longas caminhadas uma opção é contratar os serviços dos burros de carga da região que podem transportar seu equipamento e suas mochilas nos três dias de trekking. As vezes vale a pena pagar um pouco mais para evitar algum susto no meio da trilha.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 15, 2001