Webventure

Trilha da Fé


Uma paradinha para descanso com direito a um belo visual (foto: Cassiano Aquino)

Em sua nova coluna, Jeca Jóia fala novamente de fé, mas desta vez do Caminho da Fé, feito em uma turma de trilheiros entre as cidades de Tambaú e Aparecida, no Estado de São Paulo.

Uma turma muito animada de treieiros do interior de São Paulo inventou um novo roteiro de trilhas simplesmente sensacional, chamado de “Caminho da Fé”. Inspirado no caminho de “Santiago de Compostela”, na Espanha, tem como objetivo unir grandes pólos católicos do Brasil, as cidades de Tambaú e Aparecida, ambas em São Paulo, quase na divisa com Minas Gerais.

Exatos 35 treieiros percorreram os 450 quilômetros do Caminho no final do ano passado, em quatro dias de aventura, percorrendo 19 cidades: Tambaú, Casa Branca, Vargem Grande do Sul e Águas do Prata, em São Paulo. A seguir passaram por Andradas, Ouro Fino, Inconfidentes, Borda da Mata, Tocos do Mogi, Bom Repouso, Estiva, Consolação, Paraisópolis e Sapucaí Mirim, todas em Minas Gerais.

Depois entraram novamente no estado de São Paulo, passando pelas cidades de São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, Pindamonhangaba e Roseira, antes da tão chegada à Basília da cidade de Aparecida do Norte.

O caminho é todo marcado por setas amarelas, pois pode ser percorrido a pé, de bike, a cavalo, ou, na melhor das opções, de moto, atravessando a berlíssima Serra da Mantiqueira!!!

O passeio foi novamente organizado pelo grupo Raça Trilha, que em 2002 realizou a primeira edição do evento, contando com 13 participantes e em 2003 foram 23 os treieiros aventureiros.

Os participantes do passeio de 2004 foram André Giorgetti, Barata, Bundão, Camilo Tuim, Camilo Ferrari, Cassiano, César, Corgo, Ecimar, Dilsinho, Edimar, Fernando Costa, Fernando Galhardo, Tadeu Viela, Fernando Piva, Gerson, Humberto, Indião, João Cunha, Juliano, Taturana, Mateus Caliman, Nando Piva, Nilton, Carlão, Pena, Pipo, Tezzei, Plínio, Rambo, Rogério Assalin, Serginho Galhardo, Vinícius Caliman, Zé Júnior, e Zé Renato.

Como em toda expedição off-road, foram muitas as “ocorrências”, mas tudo com a segurança do caminhão de apoio (que, aliás, também teve seus problemas mecânicos). Os treieiros receberam a bênção do Padre Lico, na largada em Tambaú.

Alguns pneus furados, picadas de marimbondo, pequenas doses de cachaça “Amélia” e tombos na descida da Pedreira, os pilotos chegaram até Aparecida do Norte, onde a imagem de Nossa Senhora, que foi levada pela trilha, foi novamente abençoada.

Se você deseja participar do passeio de 2005, entre em contato com o Camilo pelo fone: (19) 3673.2483 e Edmar pelo (19) 9776.1990.

Este texto foi escrito por: Jeca Jóia