São 40 km de percurso; 70% é plano. (foto: Arquivo Sampa Bikers)
A trilha inicia-se em frente à igreja matriz de Visconde de Mauá. Devido a região ser serrana o medo da grande maioria dos ciclistas que vão à Visconde de Mauá é do caminho ter muitas subidas, mas 70% do percurso é plano.
A trilha passa por uma ponte sobre o Rio Preto, que faz divisa dos estados do Rio de Janeiro com Minas Gerais. Siga à direita, acompanhando a placa que diz “cachoeira do alcantilado”, sempre margeando o rio à direita.
Depois haverá uma subida e uma longa descida de arrepiar. Em seguida, a trilha alterna subidas e descidas até Visconde de Mauá. São 40 km de pedal.
Como Chegar:
Saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, o caminho obrigatório é a BR 116 (Rodovia Pres. Dutra) até perto da cidade de Resende, e entrar na via que leva Penedo e Visconde de Mauá.
Aí são 28 km de estrada de terra bem ruim, que serve de uma boa sugestão para descer com uma mountain bike. São no total 294 km da cidade de São Paulo e 194 km da cidade do Rio.
Comentários:
Em meio à Serra da Mantiqueira a 1.200 metros de altura, Visconde de Mauá (RJ), atrai, anualmente, centenas de turistas. Situada entre o Rio de Janeiro e São Paulo, a cidade está localizada numa área de proteção ambiental, próximo do pico das Agulhas Negras. A natureza exuberante das montanhas, o ar puro e os rios cheios de cachoeiras levam o visitante a desfrutar momentos de paz e descanso, favorecendo ainda mais a prática do mountain bike.
Este texto foi escrito por: Webventure