A trilha do lagarto faz a travessia entre a Barra da Lagoa, na região Leste da Ilha de Florianópolis até a praia da Galheta. A extensão total da trilha é de três quilômetros e a altitude varia de 0 a 200 metros. O nível de dificuldade é médio.
Como chegar – Para chegar à praia, pegue o ônibus para Praia da Barra da Lagoa e desça no ponto final, já próximo do início da trilha. O começo da caminhada acontece na ponte pênsil da barra da lagoa, passando a ponte pênsil sobre o canal da barra. Deve-se seguir à direita pelo caminho que leva às casas dos moradores da região, percorrendo cerca de cinco minutos por este caminho calçado. É necessário entrar à esquerda e depois na ultima casa perto do morro à direita. Subindo pelo vale entre dois morros até o topo da montanha são cerca de vinte minutos.
Descrição – Á aproximadamente 200 metros do nível do mar, uma vista panorâmica enche os olhos, praias, costões, lagoas e florestas, a vegetação composta por gravatas e cactos. Indício de queimadas passadas, no local conhecido como pico da bandeira, percebe-se toda a trilha ate a Galheta (praia de naturalismo legalizada).
A partir deste ponto, é só seguir em frente pela trilha. Alguns trechos estão apagados, porém, é só seguir em frente que logo a trilha começa a descer em direção à praia. Então, é só tirar a roupa e curtir um belo banho de mar com direito a retirar o sal do corpo na bica de água doce localizada bem no meio da praia. É iportante ressaltar que o naturalismo não é obrigatório se você tem vergonha pode ficar vestido.
Para sair da praia da Galheta é só continuar a caminhada pela praia ate a praia mole que fica ao lado no canto direito, por onde se chega a rodovia SC-406 a mesma que faz acesso até a praia da Barra da Lagoa.
O que levar – Chapéu, roupas resistentes e confortáveis. É aconselhável o uso de calça de moletom. Repelente, tênis, água, biscoito, maquina fotográfica, roupas de banho e toalha.
Atrativos – visual panorâmico da costa leste da ilha, da Lagoa da Conceição, das dunas e restingas, Floresta Atlântica, banho de mar, praia de nudismo não obrigatório, banho na bica de água doce na beira da praia e inscrições rupestres completam o passeio.
Este texto foi escrito por: Captação Ecoturismo
Last modified: novembro 20, 2001