Webventure

Trilha do Mangue


Vista da trilha do Mangue. (foto: Gabriela Saliba)

Por Gabriela Saliba*

“O povoado surgiu a partir de uma capela erguida em devoção a Nossa Senhora do Pilar”.

A cidade de São João Del Rey é protegida lado a lado por duas serras de quartizito: a Serra do Lenheiro e a Serra de São José.

Em São João Del Rey, na localidade de Água Santa, encontra-se o “Balneário de Águas Santas”. Trata-se de uma área de lazer com mata natural e duas fontes de água mineral. É neste local que começa a famosa trilha do Mangue. Esta trilha permite a travessia transversal da serra, no sentido Norte – Sul e leva à cidade de Tiradentes em cerca de uma hora e meia.

A trilha
A trilha começa no final da rua do Balneário e possui uma subida inicial de cerca de 40 minutos em uma trilha calçada por pedras, trabalho este feito na época dos escravos. No final do trecho íngreme este calçamento não é mais observado e inicia-se uma suave descida atravessando um vale. Logo após o vale caminha-se ladeando o rio do Mangue. O local, uma boa opção é descer a direita para a cachoeira e sua piscina natural. Após a cachoeira a trilha se bifurca ao descer à esquerda e chega-se à cidade de Tiradentes. A trilha da direita leva à vila de Santa Cruz de Minas, onde se localiza a mineração Omega.

A cidade
Na cidade de Tiradentes, após a travessia, pode-se apreciar a saborosa comida mineira e o artesanato local. O passeio de Maria Fumaça também é recomendado, pois são 13 km em 35 minutos pela Serra de São José, margeando o rio das Mortes.

Sugestão
Uma outra sugestão é a travessia longitudinal da Serra de São José, que liga a cidade de Santa Cruz de Minas a Prados É uma caminhada semi-pesada de 19 km com subidas e descidas e sua duração é de dois dias. A trilha se inicia na borda oeste da serra, na estrada que leva á mineração Omega e termina na biquinha, borda leste da serra, `a 5 km da cidade de Prados. É aconselhável buscar um guia local.

Este texto foi escrito por: Webventure