Vista da cidade de Rio de Contas (foto: Esdras Martins)
A região da Chapada Diamantina, hoje mais conhecida aos redores de Lençóis, ainda propicia muitas surpresas agradáveis aos amantes das caminhadas. Rio de Contas é uma delas.
Várias caminhadas são possíveis a partir de Rio de Contas. O Circuito Arapiranga e O mirante do Bittencourt são roteiros que não exigem grande preparação técnica e física. O Pico das Almas e a trilha Rio de Contas-Lençóis são os destaques.
Como Chegar:
De Vitória da Conquista (BA), uma estrada asfaltada leva até Brumado e, posteriormente, à Livramento do Brumado. De lá são 12 km até Rio de Contas. Também de Brasília (DF)m e Salvador (BA), por asfalto, é possível chegar a Brumado.
Onde ficar:
Rio de Contas possui boas pousadas. O Raposo Chalés, na entrada da cidade, é uma boa opção (77) 475-2111.
Comentários:
Próximo Rio de Contas, “O Pico das Almas”, o ponto mais alto da Bahia, pode ser atingido em dois dias
de caminhada. Um trajeto fácil e conhecido pela população tem a característica de levá-lo por uma
região agreste e seca. Levar muita água é fundamental. As dificuldades ficam por conta do cansaço natural quando se pratica caminhadas em regiões quente e secas.
De Rio de Contas a Lençóis:
Poucas pessoas já ousaram fazer esta caminhada nos últimos anos. Na realidade, a trilha era muito utilizada na época da exploração do ouro, formando o caminho até a região de Lençóis, quando da
descoberta de diamantes na região.
São aproximadamente dez dias, com ajuda de mulas ou carro de apoio para levar as bagagens e barracas. O percurso, saindo de Rio de Contas, passa por Arapiranga, Catolé de Cima, Piatã, Xique-xique do Igatu, Andaraí, Vale do Pati, Vale do Capão, chegando a Lençóis.
Guias:
As trilhas são conhecidas por muitas pessoas, assim será fácil conseguir guias. No entanto, na caminhada mais longa entre Rio de Contas e Lençóis, utilize as informações e serviços
do Raposo Chalé.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 15, 2001