Webventure

Trilhas difíceis e muita lama no Vale Raid


Fila de jipes aguardando a largada da etapa organizada pelo JC Taubaté. (foto: Luciana de Oliveira / Webventure)

Galeria de fotos – clique para ver mais imagens da prova, acompanhada pelo Webventure.

Quarenta e cinco duplas divididas nas categorias Copa (30) e Turismo(15) largaram no último sábado para as trilhas da região de Tremembé e Pindamonhangaba, em disputa do Raid Band Vale osmarvado.com, válido pela quinta etapa da Copa Vale Raid 2002.

O percurso foi o grande atrativo da prova, variando entre trilhas em locais de mata fechada com acesso restrito somente aos 4×4 e estradões com médias altas e navegação difícil. Isso somado às dificuldades naturais do percurso erosões, rios, atoleiros e pirambeiras – foi um desafio a parte na condução dos veículos.

Os pilotos mais experientes puderam mostrar toda a sua habilidade e perícia, enquanto os novatos passaram sérios apuros para concluir o percurso muito bem escolhido pela organização.

Chuva – A prova teve de ser interrompida antes do final, em virtude de uma tromba d’água que assolou a região exatamente quando os carros estavam na trilha. Por questão de segurança dos participantes, foi necessária a interrupção, com a organização levando os jipes em comboio até o pesqueiro da fazenda Vila Rica, local da chegada.

Mesmo com a organização agindo rápido, 20 jipes já haviam passado do ponto onde ocorreu a paralisação da prova e tiveram de seguir em comboio por parte da trilha inicialmente programada que, devido à chuva, estava praticamente intransitável. Foi necessário muito trabalho de equipe, com os concorrentes e a organização (com os carros limpa trilha) se ajudando, para que todos pudessem superar os atoleiros e obstáculos naturais.

Depois de pouco mais de duas horas, todos chegaram bem ao pesqueiro, para apreciar o ótimo almoço preparado pelo pessoal do JC Taubaté, não sendo registrado nenhum acidente na prova.

Premiação – Dos 30 Postos de Controle inicialmente programados, foram realizados 17. Após o almoço de confraternização, por volta das 17 horas, foram divulgados os resultados e entregue a premiação dos vencedores da etapa.

Outra atração da prova foi a criação do Troféu transitório para o Jeep Clube que somasse o maior número de pontos entre seus participantes. Quem levou a melhor foi o JC de Mogi das Cruzes, que ficará de posse do troféu até a prova do ano que vem, quando o mesmo entrará novamente em disputa.

O 1.º Raid Band Vale / osmarvado.com teve o apoio de Rádio e TV Band Vale, Kivale Concessionária Kia Motors, KS Propaganda, Casa das Bicicletas, Auto Posto Leiria BR, Operama 4×4, Leite Serramar, Brasília Autopeças, Hexal Genéric e do Deputado Federal Ary Kara José.

O Vale Raid é disputado por sete Jeeps Clubes da região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, sendo que cada um deles é responsável pela organização de uma etapa, com seus integrantes correndo as demais.

As quatro primeiras etapas foram organizadas respectivamente pelos Jeeps Clubes Caraguatatuba, Cia da Terra (Caçapava), Búfalos do Vale (Guaratinguetá), Equipe Distração 4×4 (Taubaté) e agora o de Taubaté, restando os Jeeps Clubes de Mogi das Cruzes e São José dos Campos, que realizarão suas etapas em 21 de setembro e 19 de outubro, respectivamente.

Confira abaixo os resultados do Raid Band Vale:

Categoria Vale Raid
1) Elias Rechedan/Maikel Neder Justo
(Distração 4×4) – 231 pontos perdidos
2) Fernando Gonçalves/José Gonçalves
(Mogi) – 238 pp
3) Sidney Marques/Eduardo Koike
(S.J.Campos) – 272 pp
4) David Natali/Marcos Macedo (Caçapava) – 506 pp
5) Ripa Campello/Karla Tereza (Distração 4×4) – 507 pp
6) Domingos Moritz/Arapy Assis (Guará) – 625 pp
7) Marcos Correia/Regis Renzi (Mogi) – 778pp
8) Matias Justo/Miguel Crozariol (Caraguá) – 827 pp
9) Sérgio Parada/Rômulo Seccomandi (S.J.Campos) – 876 pp
10) Clóvis Borba/Kátia Maria Maeda (Mogi) – 950 pp

Categoria Turismo
1) Anderson Khoury/Ewerton Khoury (Mogi) – 268 pontos perdidos
2) João Carlos Fritoli/Ricardo Fritoli (Mogi) – 637 pp
3) Veraldo Rosa Lima/Evandro Guilherme (Mogi) – 638 pp
4) Márcio Di Iório/Carlos Alberto – 722 pp
5) Pedro Carlos/Glauber – 1019 pp
6) Leandro J. Mariano/Lelis Alves – 1579 pp
7) Jaimecir Tadeu/Alexandre Mazza – 2139 pp
8) Glauco Ribeiro/Josafá Goulart – 2199 pp
9) Edson/Felipe Petrópolis – 2833 pp
10) Luide Reis/Renato Bustamante – 3906 pp

Galeria de fotos – clique para ver mais imagens da prova, acompanhada pelo Webventure.

Este texto foi escrito por: André “Deco” Muniz