Detalhe dos estalactites na gruta do Lago Azul. (foto: Nicolau Kietzmann)
Há em Bonito muitos atrativos. Aqui estão alguns deles. A flutuação no Rio da Prata começa com uma leve caminhada, depois vem a descida do rio com equipamento completo de mergulho, no qual se pode nadar em águas cristalinas e atravessar cardumes de piraputangas que já se acostumaram com a presença do humano e, se tiver sorte, até mesmo ver jacarés ou cobras, ao final da flutuação é oferecido um almoço com comidas típicas na sede da fazenda, no qual, se você não tomar cuidado, um bando de papagaios pode roubar sua comida.
Outra alternativa é a caminhada na fazenda Ceita-Corê que passa por belos trechos de mata e cachoeiras cobertas por borboletas. A gruta do Lago Azul é outro local imperdível: uma enorme caverna com uma pequena lagoa de cor azulada que tem estalactites e estalagmites que lembram várias figuras. O melhor horário para visitação é logo pela manhã, quando sol entra pela boca da caverna e alcança o lago.
Para quem procura algo mais radical o abismo Anhumas é obrigatório: trata-se de um rapel de 72 metros que leva a uma caverna que apresenta espeleotemas tanto na parte seca como nas partes submersas, nas quais só se pode chegar mergulhando. Para quem já mergulha existem cavernas com até 150 metros.
Como Chegar:
Saindo de Campo Grande (MS), pegar a BR – 262 para Aquidauana. De lá, pegar a BR – 419 até o km 21, entrar na vicinal de terra até a entrada da cidade. Bonito fica 330 km de Campo Grande , 1.170 km de São Paulo, 1.599 km do Rio de Janeiro.
Comentários:
Bonito, no Mato Grosso do Sul, além de ser exuberante por sua flora e fauna típicas do Pantanal é mais de que uma viagem, é uma lição do crescimento sustentável do ecoturismo.
Nenhum passeio pode ser feito sem um guia autorizado, que deve ter o curso de guia e morar no local no mínimo há 5 anos. Em todos os passeios, desde uma simples caminhada até um rapel, o turista será educado para não depredar a natureza. Os passeios custam em média R$ 60,00 e podem variar conforme a disposição de cada um.
Onde ficar:
A cidade de Bonito oferece desde camping até hotéis luxuosos com aeroporto particular, restaurantes para todos os bolsos que oferecem comidas como arroz tropeiro e a costela de pacu (peixe da região) e uma noite com lugares simpáticos como o bar Taboa que oferece pratos de massas, sucos, cervejas geladas e a típica cachaça Taboa, que é servida muito gelada, o que é agradável para o clima extremamente quente e abafado da região.
O que levar:
Roupas leves e confortáveis. Não esquecr boné e protetor solar.
Melhor periodo:
o ano todo.
Este texto foi escrito por: Webventure