Webventure

Trio brasileiro que tenta conquistar Everest já passa dos 5 mil metros no Nepal


Brasileiros posam na entrada do Parque Nacional de Sagarmatha (foto: Grade6)

A longa jornada de Rodrigo Raineri, Carlos Eduardo Canellas e Carlos Eduardo Santanela rumo ao acampamento base já ultrapassa os 5 mil metros de altura no Nepal. Neste final de semana, os brasileiros superaram a altitude ao chegar a Dingboche, vilarejo conhecido por ser ponto de passagem quase obrigatório aos que tentam conquistar o cume do Everest. A região também tem papel importante na aclimatação dos montanhistas.

Em Dingboche, o trio fez uma caminhada na montanha Nagarjun, que tem aproxidamente 5 mil metros de altura. No entanto, Canellas e Santanela aproveitaram para ir além. Com a bela visão ao fundo do Ama Dablam, que ultrapassa os 6,8 mil metros, os dois subiram o Chukung Ri e passaram dos 5,5 mil metros. Raineri, que já conquistou o Everest em 2008 e agora lidera o trio, comentou o percurso dos brasileiros até Dingboche.

“A cada dia que passa a paisagem se torna cada vez mais diferente. Hoje (domingo, 10) foi o último dia entre as árvores, entre o abundante oxigênio. Daqui para a frente, quando houver alguma vegetação, será rasteira e seca, devido à altitude. As rochas de todos os tamanhos serão o chão constante da trilha”, explicou Raineri ao site oficial da expedição (www.expedicaoeverest.com.br). Além de conquistar novamente o Everest, ele também sonha em saltar do pico de parapente.

Na semana passada, o trio foi de avião de Katmandu para Lukla, que fica a mais de 2,8 mil metros. Dali, fizeram um trekking de cinco horas até Monjo. Na última quinta-feira (06), eles enfim entraram no Parque Nacional de Sagarmatha, onde se localiza o Everest. A jornada então continuou à pé até Namche Bazar. Seguindo sempre a rotina de aclimatação, que inclui percorrer altitudes maiores durante o dia e dormir em localidades mais baixas à noite, eles ainda se deslocaram até Tengboche antes de chegar a Dingboche.

Este texto foi escrito por: Webventure