Fábio Paiva é um dos integrantes do trio. (foto: Divulgação)
No próximo fim de semana (16 e 17/12) um trio de remadores brasileiros terá um grande desafio: tentar homologar, junto à Confederação Brasileira de Canoagem CBCa -, a marca de maior distância percorrida durante 24 horas.
Como este recorde, Carmen Lúcia da Silva, Eduardo Coelho e Fábio Paiva – três dos maiores nomes do caiaque oceânico nacional pretendem fomentar nova modalidade de canoagem oceânica e também tornar conhecida a canoagem com caráter expedicionário. Ainda não existe nenhum recorde relacionado no Brasil.
Para este desafio serão utilizados dois caiaques oceânicos com leme de pista e velocidades compatíveis, com compartimentos estanques e guarnecidos com bombas de pé: o Opium Turbo II (duplo) e o Opium Alasca (individual).
A largada do Desafio 24 Horas de Caiaque Oceânico/Sea Kayak está prevista para o Clube Internacional de Regatas, no Canal de Santos, às 19h do dia 16 (sexta-feira). Entretanto, dependendo das condições de clima, ondulações, ventos e da tábua de marés, data e horário poderão ser alterados. Carmen e Eduardo Coelho remarão em dupla e Fábio Paiva largará no caiaque individual. Esta formação poderá ser alterada durante o percurso.
O percurso será no entorno da Ilha de Santo Amaro (Guarujá) com, aproximadamente, 80 quilômetros, sendo que o sentido (horário ou anti-horário) será definido no momento da largada também dependendo da previsão do tempo.
A cada volta, haverá monitoramento de tempo e distâncias percorridos pelo fiscal da CBCa através dos GPSs instalados em cada embarcação. Este monitoramento será feito em quatro pontos: Clube Internacional de Regatas (Santos); Canto do Tortuga (Praia da Enseada, Guarujá); Bar do Deco (aproximadamente três quilômetros da entrada do Canal de Bertioga); Monte Cabrão (próximo à Ponte da Rodovia Piaçaguera, no interior do canal).
Nestes locais, os atletas poderão desembarcar para abastecimento de água, comida, vestuário ou medicamentos. Entretanto, não haverá desconto de tempo.
Carmen, Coelho e Fábio poderão alterar o sentido da volta de acordo com as condições de vento e maré, além de trocar entre si a tripulação de cada embarcação (no caso de avaria, o conserto será responsabilidade dos remadores). O recorde será homologado mesmo que apenas um atleta independente da embarcação chegue ao fim, pois o desafio é por equipe e não um revezamento.
O trio de remadores levará, por exigência da CBCa, equipamentos que não poderão ser descartados: 03 coletes salva-vidas; 04 remos (um reserva); 01 bomba de mão; 03 saias contra respingo; 03 bonés; 02 esponjas; 01 tubo de protetor solar; 03 mochilas de hidratação; 01 lâmpada estrobo branca; 02 lâmpadas estrobo vermelhas; 04 bastões luminosos; 01 rolo de silver tape, mantimentos, vestuário e medicamentos.
Um carro de apoio seguirá por terra com o fiscal da CBCa e com Dr. Clemar Correa, médico especialista em esportes de aventura que acompanhará a evolução do estado físico dos atletas. O apoio só poderá fornecer água, comida, medicamento e vestuário durante as 24 horas do desafio.
Carmen Lucia Silva, 39 anos, arquiteta
Eduardo Coelho, 37 anos, administrador de empresas
Fábio Paiva Marques Pereira, 43 anos, engenheiro mecânico
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 14, 2005