Tripulação do Amer Sports Too. (foto: Carlos Borlenghi)
Um time formado só por mulheres está brigando com outro, masculino, pelo sexto lugar na etapa Auckland-Rio de Janeiro na Volvo Ocean Race (ex-Whitbread), a maior regata do mundo. Cinco embarcações já chegaram ao Rio e somente essas duas ainda estão no mar.
O Amer Sports Too é capitaneado pela norte-americana Lisa McDonald e corre contra o tempo para alcançar o News Corp, de Jez Fanstone. Mas as condições climáticas não devem ajudar as garotas a terem velocidade suficiente para vencer a distância de 81 milhas para o barco rival. O News Corp é aguardado no Rio ainda hoje à noite (20/02), enquanto o Amer só deve chegar na madrugada desta sexta-feira.
“Para que nos alcancem, elas precisam estar 68% mais rápidas. Parece impossível, mas basta que a gente tenha algum problema no barco ou com o vento”, alerta o capitão da News Corp. “Estamos de olho no News Corp e mantendo o ritmo forçado”, diz Lisa, que participa pela segunda vez da regata. Ela esteve no barco da EF Education em 1997-98.
Conheça mais sobre as “meninas” – O Amer versão feminina (há também o Amer Sports One, que já chegou ao Rio) é completado pela sueca Anna Drougge; as australianas Emma Westmacott, Genevieve White e Liz Wardley; as neo-zelandesas Bridget Suckling e Keryn Henderson; as britânicas Miranda Merron, Emma Richards e Abby Seager; a americana Katie Pettibone; e as holandesas Carolijn Brouwer, Willemien Van Hoeve e Klaartje Zuiderbaan.
Willemien é a meteorologista do time. Miranda é dona de pizzaria e pretende ir às Olimpíadas de 2004 na vela; o mesmo objetivo tem Carolijn, que nos Jogos Olímpicos de Sydney/2000 ficou em 13º na classe 470 e já foi a cinco Mundiais. Sharon foi quinta colocada na classe Europa em Atlanta/96.
Liz, de 22 anos, é a caçula. Genevieve tem 33 anos e 22 deles dedicados à vela. Katie e Bridget acompanharam Lisa no barco EF na Whitbread de 97-98, assim como Anna – que também é engenheira eletrônica e mergulhadora – e a enfermeira Keryn. Para conhecer mais detalhes desta equipe, visite o site www.volvooceanrace.com/team/atoo, em inglês.
A estadia da Volvo Ocean Race no Rio segue até 9 de março, quando os barcos partem para Miami (EUA), na quinta etapa da regata. É possível visitar a Marina da Glória, onde os veleiros estão ancorados.
Este texto foi escrito por: Webventure