Lucas tem 13 anos e mora em um barco (foto: Roberta Spiandorim/ www.webventure.com.br)
Direto de Ilhabela – Algumas equipes da 34ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela optaram por incluir à sua equipe um tripulante mirim. Apesar de muito jovens, estas crianças, que tiveram a oportunidade de dividir o barco com grandes nomes da vela brasileira, já tem muita história para contar sobre suas experiências no esporte.
Lucas Caetano, de 13 anos, está participando da competição a bordo do gigante Mitsubishi Gol, o maior barco do evento com 57 pés. Ele mora em um barco desde muito pequeno, seu sonho é ser prático de navio e o próximo objetivo é seguir de barco para Açores.
Segundo seu comandante Eduardo Souza Ramos, Lucas é um garoto muito educado e amável. Perguntado se havia ensinado muita coisa ao seu pupilo, Souza Ramos foi enfático ao dizer que tem aprendido muito com ele. Já o pequeno Lucas acredita que tenha aprendido muita coisa. Eu estava na hora e no lugar certo, falou sobre a escolha de seu nome.
A pequena campeã – A integrante mirim do Handycam, que compete pela classe IMS 600, já é uma campeã. Júlia Ribeiro dos Santos, de 12 anos, foi a vencedora da classe Optimist na Semana de Vela de Monotipo. Ela é aluna do Projeto Navegar, que oferece aulas de vela para a rede pública de ensino, e treina regularmente nas águas do Canal de São Sebastião, em Ilhabela, onde mora. Hoje ela tem seu barco, que foi cedido pela Associação de Vela
A escolha de Júlia foi uma indicação do Secretário de Esportes de Ilhabela José Roberto Dias. Ele disse que havia uma menina do Projeto Navegar com uma qualidade impressionante e que ela não tinha tido nenhuma possibilidade ainda. Eu gostei muito da história e liguei para ela, contou Marcos Ferrari, comandante do Handycam. Ela conquistou a vaga por merecimento, pela qualidade que tem como velejadora , complementou.
Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim