Webventure

Trocando a poeira africana pela areia do Saara

Hoje pela segunda vez optamos por não tomar banho. A organização colocou à disposição banho quente, mas poucas pessoas tomaram. Começou realmente a fazer frio por onde o rali passa. Esta noite deve estar fazendo uns quatro graus negativos e todos em barracas no meio do deserto com ventanias de areia, muito frio.

Os aviões começam a levantar vôo às 5:30 da manhã, portanto somos acordados às 4:50. É sempre uma correria para que as barracas não saiam voando. O que mais temos visto ao longo deste rali são estes aviões subindo e descendo, o barulho infernal das turbinas que só param a meia-noite, quando temos um descanso. É o que acontece neste exato momento enquanto escrevo estas linhas, um alívio. Aliás, este tem sido o rali dos alívios.

Neste momento estamos no aeroporto de Waha, bem no meio de maravilhosas dunas de areias brancas, a espera da chegada dos carros.

A especial de hoje foi muito rápida, com vários acidentes de moto. Um deles tirou da competição o austríaco Hans Kinigardner com fratura na bacia e perna.

Ontem pela primeira vez jantamos no chão. Dizem que aqui na Líbia não se usa mesa, então montaram as tendas com lonas no chão para jantarmos. Muitos dos pilotos acabaram dormindo depois nestas tendas pois acabavam sendo mais quentes que as barracas. No café da manha com o frio tomamos café nas tendas, mesmo com as pessoas dormindo, uma cena e tanto.

E os equipamentos dos pilotos de moto? Parecem uns astronautas, roupas brilhantes, óculos enormes, coisas que a gente nem sabe para que serve, mas deve protegê-los.

Há duas etapas não temos nem um cercadinho que chamamos de banheiro, quando perguntamos nos mostram o deserto. Imagine 1.600 homens andando para tudo quanto é lado e você tendo abaixar a calça ali no meio. Tenho feito malabarismos para poder fazer xixi. 🙂

O dia a dia da gente continua o mesmo. Trocamos de cenário, deixamos o pó pela areia.

A etapa de hoje foi uma etapa muito rápida, com poucos pontos de atolamento e a mistura de areia e pedra na maior parte do tempo. Dos nossos carros três já chegaram, faltando apenas o carro do Varela e do Fadigatti. O carro do Arnoldo e do Galdino teve um problema no amortecedor traseiro. Eles tiveram que fazer toda a especial com o amortecedor solto fazendo com que ele diminuísse a sua media. Mesmo assim ele já e o segundo colocado na categoria novatos e o Cacá esta em quarto lugar.

Hoje foi uma etapa maratona, onde só os pilotos mexem em seus veículos, portanto os mecânicos já foram para a outra cidade e só amanha a noite os encontraremos.

Este texto foi escrito por: Simone Palladino