Troller durante o Rally da Tunísia; é a primeira vez que o Brasil vence no mundial de cross-country. (foto: Divulgação)
A dupla da Troller, Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti, venceu ontem o Rally da Tunísia, terceira etapa do mundial de cross-country, na categoria T3.2 Diesel. Esta é a primeira vez que um carro brasileiro vence uma competição internacional.
Das oito pernas do rali, Varela e Fadigatti ganharam quatro, com uma diferença de 7h para a dupla segunda colocada, Ayadi e Hannachi (Tunísia – Toyota). A reviravolta na classificação aconteceu no sábado, quando venceram a penúltima especial entre as cidades de Tamerza e Tabarka, reassumindo a liderança. Neste trecho, foram também beneficiados com o abandono dos irmãos franceses Pinchedez (Nissan), até então os principais concorrentes da dupla.
“Para nós é um dia de muita felicidade e orgulho por sermos os primeiros representantes do Brasil a conquistar esse feito, comentou Fadigatti. Na última perna (de Tabarka e Tunis, num percurso total de 234km dos quais 100km contra o relógio), o Troller T5 foi o melhor da categoria, chegando na 10ª posição na geral. “Foi a especial mais curta de todo o rali, mas foi uma das mais difíceis. Foi corrida em uma trilha aberta beirando o Mar Mediterrâneo e na parte final, enfrentamos um forte temporal. Lavamos a alma”, brincou Fadigatti. No acumulado do rali, os brasileiros ficaram ficou na 13º colocação de 90 carros inscritos.
Após três etapas Rally Paris-Dakar, Baja da Itália e Rally da Tunísia a Varela e Fadigatti são os líderes da categoria no mundial de rali cross-country. “Viemos com o objetivo de pontuar entre os três e fomos os campeões do Rally da Tunísia. Foi sensacional. Essa prova teve um alto nível técnico, é um mini Dakar e nós estreando na competição que conta com equipes de ponta, com um carro nacional, estamos saindo na liderança”, completou Varela.
Campeões fora – O campeão da geral foi dupla francesa Saby e Zotti (Ford Protruck). A dupla bicampeã do Dakar, Jean-Louis Schlesser e Henri Magne (Megane/ DSC), e atual campeã do rali mais difícil do mundo, a alemã Jutta Kleinschmidt e seu compatriota Andreas Schulz (Mitsubishi), não terminaram a competição.
Motos – O melhor brasileiro nas motos foi Flávio de Carvalho, que terminou na 23ª posição na geral acumulada. José Hélio Filho teve problemas na quinta perna (sexta-feira) e abandonou o rali. Marcos Ermírio foi o 26º e Dimas Mattos, o 27º.
O Italiano Fabrizio Meoni (KTM), vencedor do Rally Paris-Dakar deste ano, também conquistou o Rally da Tunísia, seguido do francês Richard Sainct (KTM), bicampeão do Paris-Dakar, líder do rali, e do chileno Carlo de Gavardo (KTM).
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 9, 2001