Foto: Pixabay

Tudo pronto para o Ecomotion/PRO; competição começa no próximo domingo

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Pela primeira vez o Ecomotion/PRO fará parte do Circuito Mundial de Corridas de Aventura. (foto: Tico Utiyama)
Pela primeira vez o Ecomotion/PRO fará parte do Circuito Mundial de Corridas de Aventura. (foto: Tico Utiyama)

Está tudo pronto para a largada do Ecomotion/PRO, a maior corrida de aventura da América Latina que começa neste domingo (17/10) e vai até o dia 23 na Costa do Dendê, no sul da Bahia.

A competição terá 435 quilômetros que devem ser percorridos em até sete dias e seis noites sem parar em sete modalidades. Pela primeira vez a prova fará parte do AR World Series, o circuito mundial de corridas de aventura, e vai distribuir 50.000 dólares em prêmios.

Cinqüenta equipes, sendo 12 do exterior, estão inscritas no evento. A disputa começa no domingo com um prólogo em canoas caiçaras, típicas da região, na Enseada da Barra Grande. Quem chegar na frente poderá retirar primeiro o mapa do roteiro junto à organização. A grande vantagem é que os ponteiros terão mais tempo para estudar o trajeto e traçar as melhores estratégias. O tempo limite de prova será no final da tarde de sábado, dia 23. A chegada será em Itacaré.

“Estamos vivendo uma grande expectativa com a chegada das equipes de vários continentes e terminando de montar a arena”, afirmou Said Aiach Neto, diretor da Ecomotion Outdoors Sports Marketing, empresa organizadora do evento.

“Estamos acertando todos os detalhes, inclusive da festa de abertura, no sábado à noite, na qual serão realizados vários shows folclóricos. Será uma grande reunião cultural e tecnológica, pois os competidores estarão equipados com o que há de mais moderno para a prática da corrida de aventura”, disse Said.

Quilometragem – Os participantes deverão enfrentar 42,5 quilômetros de canoa caiçara, 185,2 de mountain bike, 86 metros de altura de técnicas verticais (subir e descer obstáculos naturais, como penhascos e paredes de pedra, usando cordas), dois quilômetros de rafting (descer rios com corredeiras em botes infláveis ou atravessá-los remando), 107,5 de trekking, 56,1 de caiaque duplo e finalmente mais 52 de caiaque inflável. Os competidores deverão passar por 29 PC´s (postos de controle).

Segundo Said, o grande diferencial da prova este ano será a canoagem. “Esta região não tem grandes diferenças de relevo. A parte de remo será decisiva. Quem souber traçar a melhor estratégia, utilizando as diferenças de maré, irá se dar bem. Dependendo da navegação executada, algumas equipes estarão remando a favor e outras contra a corrente”, disse.

Said destacou também o fato da competição estrear no circuito mundial. “Está sendo muito importante porque o Brasil será visto em todo o mundo. Além disso, a prova e seus participantes serão ainda mais valorizados”, afirmou.

Solidariedade Além da competição, o Ecomotion/Pro realizará ações sociais em seis cidades da região em que será realizada a prova. Um pediatra irá realizar atendimentos médicos. Além disso, a garotada receberá noções de higiene bucal e saúde por meio de um teatrinho e outras atividades.

Programação
Sexta-feira (15/10)
Itacaré
Apresentação das equipes
Checagem de equipamentos

Sábado (16/10)
Entrega dos kits
Teste de habilitação
Festa de abertura do evento

Domingo (17/10)
Prólogo da Prova Disputa pela ordem de retirada dos mapas

Segunda-feira (18/10)
7h Largada de Barra Grande

Sábado (23/10)
Itacaré
12h Previsão de chegada das últimas equipes
Término da competição
Festa de encerramento

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 15, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure