Fortaleza, Ceará (Brasil) – O International Six Days Enduro (ISDE), uma das maiores provas do motociclismo off road mundial, será disputado pela primeira vez no Brasil, de 3 a 8 de novembro de 2003, em Fortaleza. Durante seis dias cerca de 500 pilotos de mais de 30 países enfrentarão as areias e trilhas na região de Porto das Dunas, na capital do Ceará. O ISDE acontece há 78 anos e é considerado a “olimpíada das motos” devido ao grande número de países envolvidos.
Já confirmaram presença na competição equipes da Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Eslováquia, Espanha, EUA, Finlândia, França, Grã Bretanha, Holanda, Itália, Irlanda, Japão, México, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia, Suíça e Venezuela.
O Six Days pode ser disputado em quatro categorias: a Troféu, que conta com seis pilotos de ponta, e a Troféu Junior, para equipes de no mínimo três competidores de até 23 anos de idade, têm os nomes escolhidos por seletivas organizadas pelas confederações dos países; a Clube aceita inscrições de grupos compostos por três pilotos associados a um clube ou federação, e a categoria individual. O Six Days premia as melhores seleções mundiais, como numa olimpíada. A equipe da Finlândia, uma das favoritas ao título, venceu em 2002 na cidade de Jablònec Nad Nisou, na República Checa.
Apesar de ser sede do evento, o Brasil não é considerado favorito porque ainda está longe do nível técnico das grandes potências do esporte. A expectativa é que tanto a equipe principal quanto a Junior terminem a competição entre as 10 melhores, o que pode ser considerado um ótimo resultado.
“Participar de uma competição onde correm os melhores do mundo é motivo de orgulho. Em qualquer continente o piloto que carrega uma medalha deste evento é muito respeitado”, acredita Bernardo Magalhães, o “Bê”, brasileiro que já ganhou medalhas no Six Days e é responsável pela seletiva que irá definir os pilotos representantes do Brasil.
O International Six Days Enduro é organizado e produzido pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Moto Club Bergamo e Adventure Eventos. A supervisão é da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O patrocínio é da Acerbis e Governo do Ceará e co-patrocínio de TAM Viagens, Ypióca e Museu da Cachaça. Apoio é da KTM.
Fabiano Godoy/Ricardo Ribeiro
VipComm – Assessoria de Imprensa
CBM Confederação Brasileira de Motociclismo
Site na internet: www.vipcomm.com.br
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 26, 2003