Cerca de 50 equipes de vela oceânica estão confirmadas para o International Paint Ubatuba Sailing Festival, organizado pelo Ubatuba Iate Clube e apoiado pela ABVO. O evento ocorre de 29 a 31 de março.
As disputas começam na sexta-feira (29) com a Regata Percurso Marinha do Brasil Ilha da Vitória por Boreste e Ilha do Mar Virado por Boreste. No sábado (30) e domingo (31), mais provas entre boias no Saco da Ribeira estão previstas.
Além das competições, haverá uma palestra sobre procedimentos de protesto em regatas, ministrada por Cuca Sodré, juiz de regatas, em 30 de março, no Ubatuba Iate Clube.
As classes ORC, VPRS, BRA-RGS, BRA-RGS Clássicos, RGS Cruiser e Multicasco participam da 15ª edição da regata. O UIC recebe os velejadores já na quinta-feira (28) para o coquetel e inscrições.
”É um evento que a cada ano ganha notoriedade e importancia no calendário da vela oceânica brasileira, e que reúne as principais classes. É uma disputa bem difícil também, pois tradicionalmente no fim de março e no começo de abril em Ubatuba o vento é mais fraco. As tripulações estão empolgadas depois do que vimos na primeira etapa da Copa Mitsubishi, no início do mês”, disse Bayard Neto, comodoro da ABVO.
O evento também contará com a participação do Navio-Patrulha “Maracanã”, da Marinha do Brasil, marcando o início das regatas de percurso.
A ABVO, única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil, tem como objetivos otimizar o calendário nacional, oferecer suporte técnico e articular com o Governo Federal incentivos tributários para a importação de embarcações.
Foto: Aline Bassi | Balaio