Boulder Cabrón na praia de Fortaleza que foi o cenário do evento. (foto: Tom Papp)
Clique aqui e confira a Galeria de Fotos do evento.
No fim de semana de 5 e 6 de julho, na ponta da Fortaleza (Ubatuba), aconteceu um grande evento nacional de escalada em boulders naturais. Numa arena desenhada pela natureza especialmente para a prática do esporte – na ponta da linda praia da Fortaleza, com acesso por uma trilha de dez minutos – mais de 120 pessoas (dentre elas 90 escaladores inscritos) participaram do festival de escaladas Ubatuboulder.
O evento contou com a participação de escaladores de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal e reuniu alguns dos melhores do país, como César Grosso, Duda – de Brasília -, Dudu Levy, Igor Epof e as campeãs Paloma Cardoso e Ingrid Bacher. Vieram também dezenas de escaladores de todas as partes de São Paulo, o que mostra que a escalada está crescendo! Há alguns bons anos a coroagem da escalada (tipo eu…) se conhecia toda, mas agora a festa é tão grande que sempre dá para conhecer um monte de gente nova a cada evento!
Desde meados de 2000 os irmãos Alexandre e Rodrigo Paranhos e seus companheiros de escalada vêm conquistando “problemas” de boulder e idealizando projetos. O resultado está lá! Mais de 100 problemas que vão desde o grau mais fácil (V0) até o inimaginável para seres humanos normais – e aí o Linha não se encaixa na descrição, pois foi ele quem mandou “Ostras em Coma” (V10) e “Jericó” (V11).
Dinossauro – Além disso, o Ubatuboulder foi agraciado com a presença do dinossauro e monstro da escalada em boulder Flávio “Juca” Cantelli, de Curitiba. Foi esse mesmo dinossauro Juca quem conseguiu mandar o projeto “Piano” (avaliado em V8), via que só manda quem tiver ventosas nas mãos! No fim da tarde de sábado ele tentou, mas ralou os dedos e resolveu relaxar para entrar de novo no domingo e dar um show de fim de tarde.
Apesar do apelido carinhoso de Vovozinho, Cantelli ainda surpreende toda a nova geração com lances alucinantes. Ele é “dono” de três boulderes no Pontão: “Ejaculação Precoce” (V7), “Chave de Coxa” (V8), além do “Piano”. Apesar de não estarem no topo da escala de dificuldade, são alguns dos boulders mais tecnicos e trabalhosos da área!
Além desse projeto, grandes escaladores também mandaram vias difíceis: os gêmeos paulistanos Thiago e Matheus Veloso mandaram “Ejaculação Precoce” (V7) e “WC Masculino” (V6); o gaúcho Leo Zavaschi mandou “Tsunami” (V9) na segunda tentativa; e o Duda, de Brasília (campeão do Festival de Botes do Power Bloc em 2002), mandou “Mal do Nome” (V9).
Final com chave de ouro – Na noite de sábado rolou uma balada no Açaí do Diu, em Ubatuba, onde foi lançado o vídeo Conceptions, produzido pelo Dudu (contato: ca3@uol.com.br), filmado em Conceição do Mato Dentro (MG).
Para coroar o alto astral do evento, um grupo de golfinhos apareceu rodeando a Ponta da Fortaleza, deu um showzinho de dez minutos e foi passear mar adentro. Bom augúrio para os organizadores, que prometem mais uma dose no ano que vem!
(*)Rosita Belinky, escaladora, escreveu especialmente para o Webventure.
Este texto foi escrito por: Rosita Belinky*
Last modified: julho 14, 2003