Foto: Pixabay

Ullevalseter e Al Mutaiwei podem decidir nesta quinta o Mundial FIM e FIA

Redação Webventure/ Offroad

Al Mutaiwei  dos Emirados Árabes  durante a etapa desta quarta (foto: Divulgação / UAE Desert Challenge)
Al Mutaiwei dos Emirados Árabes durante a etapa desta quarta (foto: Divulgação / UAE Desert Challenge)

Os 255 km da última especial do UAE Desert Challenge nesta quinta (14/10) não devem decidir apenas o rali realizado nos Emirados Árabes, deve também garantir o título do Mundial Cross-Country da FIM para o norueguês Pal Ander Ullevalseter, e do Mundial FIA para o árabe Khalifa Al Mutaiwei

Os espanhóis da equipe Repsol KTM bem que tentaram, mas o terceiro lugar na classificação geral do UAE Desert Challente, conquistado ontem pelo piloto norueguês Pal Anders Ullevalseter deve lhe garantir nesta quinta (14/10) seu primeiro título no Mundial Cross-Country da FIM. Será o fim de uma longa hegemonia de pilotos oficiais da KTM na liderança do Mundial para motos. Ullevalseter também usa uma KTM 660, porém em uma equipe independente, sem o apoio direto da fábrica austríaca.

O UAE Desert Challenge, realizado no deserto do Emirados Árabes, é a quinta etapa do Mundial Cross-Country da FIM.

Se mantiver o terceiro lugar, a soma de pontos conquistada por Ullevalseter após vencer o Rali dos Faraós (no Egito) será suficiente para conquistar o título sem precisar correr a última etapa do Mundial FIM, em novembro na Argentina. “Hoje foi um dia longo e difícil. Longos trechos de areia fofa”, comentou o norueguês, que mesmo não liderando o rali já é o centro das atenções nos Emirados Árabes. “Agora vou tentar relaxar um pouco já que o dia de amanhã é para usar a cabeça e evitar fazer qualquer bobage”, desabafou Ullevalseter.

O espanhol Marc Coma (Repsol KTM) venceu a terceira etapa do UAE Desert Challenge nesta quarta (13/10). Foram 451 km de especial entre muitas dunas em um dia onde a navegação fez a diferença. O segundo lugar ficou com o segundo piloto da equipe Repsol KTM, o também espanhol Isidre Esteve que mantêm a liderança da competição.

Uma vitória de Coma no Emirados Árabes era a última esperança da KTM para evitar um triunfo antecipado de Ullevalseter e levar a decisão para o último rali do Mundial, o Por Las Pampas Rally, na Argentina. Porém durante a etapa da última terça (12/10) Coma, que vinha liderando a competição teve problemas com a roda dianteira de sua moto e acabou desabando na classificação geral. Com a boa vitória na especial de hoje Coma conseguiu chegar ao 7° lugar na classificação geral.

“Amanhã quero me concentrar apenas em ajudar meu companheiro de equipe (Isidre Esteve) a completar a etapa e vencer o rali. Se tudo correr bem a vitória aqui será de nossa equipe”, comentou Coma ao completar a etapa de ontem. “Claro que para mim era importante lutar pela vitória aqui. Mas também tenho que pensar que sigo adiante e que antes de mais nada tudo serve como preparação para o Dakar”, explicou o espanhol.

Classificação geral entre as motos até a terceira etapa:

1. Isidre Esteve (ESP) 11:58:53
2. Marek Dabrowski (POL) 12:06:21
3. Pal Anders Ullevalseter (NOR) 12:19:39
4. Jacek Czachor (POL) 12:29:35
5. Tim Trenker (DIN) 12:32:27

Esta quinta deve ser dia de festa no Emirados Árabes. Pilotando o BMW X5, o árabe Khalifa Al Mutaiwei precisa apenas pontuar durante o UAE Desert Challenge para garantir o título no Mundial Cross-Country da FIA. A soma de pontos não dará chance para que o atual campeão do Dakar, o francês Stephane Peterhansel (Mitsubishi) consiga alcançar Al Mutaiwei, mesmo embarcando para a última etapa do Mundial, em novembro na Argentina.

Al Mutaiwei deve derrotar o favoritismo do principal piloto da equipe oficial da Mitsubishi sem vencer nenhuma prova. O árabe vence pela regularidade dos resultados tendo pontuado em todas as cinco etapas do Mundial até o UAE Desert Challenge.

Já francês Stephane Peterhansel apostou no favoritismo de seu Pajero Evo participando apenas do Rali da Tunisia e do Rali do Marrocos, onde venceu nas duas oportunidades. Porém já no primeiro trecho cronometrado no Emirados Árabes o francês teve problemas mecânicos caindo na classificação e perdendo as chances de entrar de novo na briga pelo título mundial.

Com o carro de novo em ordem, Peterhansel até conseguiu vencer a etapa desta quarta (13/10) no Emirados Árabes fazendo dobradinha com seu companheiro de equipe, o ex-campeão mundial Hiroshi Masuoka, que mantém a liderança no rali. Administrando posições, Al Mutaiwei chegou apenas em 6°. “As grandes dunas de hoje (13/10) foram muito legais e todo o trecho cronometrado foi muito bom”, comentou o árabe. “Eu tenho uma vontade grande de sair acelerando fundo mas o Mundial é muito importante para mim e eu tento manter o controle da situação”, desabafou.

Classificação geral entre os carros até a terceira etapa:

1. Hiroshi Masuoka/Andreas Schulz Mitsubishi (Mitsubishi) 11.08.01
2. Grégoire de Mevius/Jacky Dubois (Nissan Pick Up) 11.18.45
3. Khalifa Al-Mutaiwei/Alain Guehennec (BMW X5) 11.40.46
4. Juha Kankkunen/Juha Repo (VW Touareg) 11.41.10
5. Ahmad Bin Suqat/Jassim Ben Gharib (Chevrolet Pick Up) 13.09.07

Este texto foi escrito por: Cristina Degani

Last modified: outubro 14, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure