Circuito começa com subida de 2 quilômetros (foto: Divulgação)
A Copa Internacional de MTB chega ao seu fim com a terceira etapa, que será realizada no dia 3 de agosto, e não terá muitas novidades. A organização da prova decidiu realizar o mesmo circuito de 2007 para a competição de Congonhas (MG). Serão 57 quilômetros de prova em formato maratona.
Nenhuma alteração foi feita no trajeto este ano. Para os organizadores da prova, Rogério Bernardes e Tadeu Monteiro, a decisão foi tomada por conta da aceitação dos atletas pelo percurso. Apesar da repetição do circuito, o nível dos atletas cresceu muito e a prova deve ser mais difícil. Outra novidade é o clima. Em 2007 a prova foi realizada em outubro com calor intenso e neste ano será em agosto quando as temperaturas são muito baixas, disseram.
A prova começa com uma subida de cerca de dois quilômetros e logo um refresco: uma estradinha de terra e com um pouco de trilha, que levará os competidores até Paraopeba (MG). Este trecho é considerado pela organização como um dos mais decisivos, por ser uma parte rápida da prova.
Os atletas passarão por pontos históricos da Estrada Real de Minas Gerais. A partir do quilômetro 40, a prova ganha velocidade, com trechos de descida e trilhas seletivas que levam até a linha férrea. Próximo do final da prova, mais uma subida, na ladeira do Bom Jesus.
Os atletas passarão por pontos históricos da Estrada Real de Minas Gerais e para a organização, este é uma das partes mais emocionantes. Quem correu o ano passado lembra da alegria e da emoção que dá, quando, no final da prova, os atletas tem que subir aquela ladeira do centro histórico de Congonhas. Aquilo é para fechar a prova com chave de ouro, relembram Rogério e Tadeu.
A competição, em formato de maratona, contará pontos para o ranking da União Ciclística Internacional.
Este texto foi escrito por: Webventure