Foto: Pixabay

Última etapa foi modificada devido à chuva

Redação Webventure/ Montanhismo, Outros

Jean Paillier  da ERTIPS  no trecho de bike urbano; equipe francesa venceu pela quinta vez. (foto: Fábia Renata)
Jean Paillier da ERTIPS no trecho de bike urbano; equipe francesa venceu pela quinta vez. (foto: Fábia Renata)

Rio de Janeiro/RJ Acabou hoje o primeiro Rio Eco 2000, uma corrida de aventura que teve início no dia 22 de novembro, na Praia Vermelha, junto ao Pão de Açúcar, na cidade do Rio de Janeiro.

No desafio, os competidores pedalaram 12 km, largando da ciclovia da Barra da Tijuca, passando pelo Parque Nacional da Tijuca, até chegar à Ilha de Piraquê, à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas. Lá foi o ponto de transição de mountain bike para caiaque oceânico. O trecho de caiaque foi até a praia Vermelha, linha de chegada.

O percurso da prova de hoje foi modificado pela organização, devido às más condições do tempo – desde ontem não parou de chover. Os competidores deveriam ter largado às 6 horas, mas somente às 10h40 o pelotão de bicicletas saiu para a última etapa. A chuva diminuiu um pouco, mas a neblina escondeu a beleza do Rio de Janeiro que poderia ser apreciada da Vista Chinesa, na estrada de Canoas. A escalada e o rapel, programados para o Pão de Açúcar, foram cancelados.

O caiaque começou na Lagoa, passou por um canal e entrou no mar. Foi neste trecho que a prova acabou para a equipe Ferrino/Bravox, que na etapa de ontem acumulava 35h43, apenas 32 minutos atrás da Redley. O caiaque duplo da Ferrino quebrou e afundou logo depois de entrar no mar, mas Carmem Lúcia da Silva continuou as remadas até a chegada, no caiaque individual.

Aos poucos as equipes chegaram à praia Vermelha e todas foram recebidas com aplausos. A ERTIPS foi a primeira a chegar pela quinta etapa consecutiva, completando a prova às 12h48. Em seguida, veio a Redley, 12 minutos depois, e Sportv, 19 minutos atrás.

Muitos chegaram cansados, mas contentes por conseguir terminar a prova. O capitão da novata Renault, Patrice Andrade, disse que o forte da equipe é a canoagem. “Apesar de ser a nossa primeira participação, foi boa. Achei cansativa, tenho vontade de fazer outras provas, mas preciso de condicionamento físico. Foi sensacional participar, o lugar é lindo, vale a pena dar o seu suor para fazer isso”.

Depois de cinco dias andando, correndo, pedalando, nadando, rapelando e remando, as equipes ainda devem cumprir mais uma tarefa: participar da festa de premiação, no Restaurante Maxims (RJ).

A ordem de chegada das equipes na última etapa foi: ERTIPS, Redley/ Adventure Gear, Sportv, Argentina/ Rio Listas, Globe Runner, Adshell, Ferrino/ Bravox, Allons Enfants, Alpina, Capa, Renault, Energia e Imperial Interfreight Inc.

A Webventure realiza a cobertura on line e oficial da Rio Eco 2000 com apoio de Ford, Timberland e By.

Este texto foi escrito por: Fábia Renata

Last modified: novembro 26, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure