Brasil 1 tentará pegar o lugar dos Piratas do Caribe no pódio (foto: Divulgação/ VOR)
A edição 2005-2006 da Volvo Ocean Race começa hoje, às 8 horas da manhã no horário de Brasília, sua última perna, de Roterdã na Holanda, até Gotemburgo, na Suécia. Foram oito meses e mais de 30 mil milhas náuticas (55.500 km) em uma volta ao mundo com diversos extremos.
O ABN Amro 1 já é o campeão antecipado e a disputa ficou para o segundo lugar. A briga pelo vice tem os Piratas do Caribe em uma posição confortável, com quatro pontos de vantagem para o Brasil 1, que também já garantiu matematicamente o terceiro lugar, mas ainda está de olho nos Piratas.
A perna terá 500 milhas (926 km) e previsão de ventos inconstantes. Na largada os barcos serão empurrados para fora da Holanda por um vento mais forte, de até 15 nós, o que deve favorecer os dois veleiros do Team ABN Amro. A sexta-feira promete ser de ventos fracos e perto da costa, as mesmas condições que levaram o Brasil 1 à vitória da oitava perna. Os ventos devem aumentar no sábado.
Expectativa – Basicamente, precisamos repetir o que aconteceu na última etapa. Vamos tentar muito, mas é necessário um resultado excepcional nosso e um resultado muito ruim do time dos EUA. Embora o Brasil 1 veleje bem com qualquer vento, para nós seria melhor ter ventos fracos, como parece que vai acontecer. Afinal, nos ventos fortes será muito difícil tirar a diferença para os americanos, prevê o comandante Torben Grael.
A disputa real por posições fica a cargo do ABN Amro 2 e o Ericsson. Eles irão largar com apenas meio ponto os separando, com vantagem para o ABN 2. O Movistar, mesmo perdido no meio do Atlântico Norte, vai terminar a Volvo em sexto, com 48 pontos. O Brunel ficará em último, tem agora 11,5 pontos.
Este texto foi escrito por: Webventure