Foto: Pixabay

Ultimate Adventure reúne mais de 150 atletas

Redação Webventure/ Corrida de aventura

O trekking foi realizado na Trilha dos Jesuítas. (foto: Divulgação.)
O trekking foi realizado na Trilha dos Jesuítas. (foto: Divulgação.)

No último sábado, dia 24 de abril, mais de 150 atletas participaram da 1ª etapa do Circuito Ultimate Adventure 2004, realizado no Parque Estadual Intervales, em Ribeirão Grande (SP). Foram 44 quilômetros de muita aventura e mais de seis horas de prova.

A largada aconteceu às 9h e as equipes, com três integrantes cada enfrentaram 18km de trekking, 23km de mountain bike, 3km de bóia-cross e 500 metros de caving. As duas cavernas visitadas – Cherol e Mojolo – sendo a primeira seca e a segunda molhada, foram eleitas pelos atletas como a parte mais interessante da prova.

Durante o trajeto, os competidores ainda passaram pela Trilha dos Jesuítas e realizaram bóia-cross no Rio das Almas, que já foi usado para garimpo. Além disso, o Parque Estadual Intervales é a maior área de Mata Atlântica do planeta, com 41.700 hectares e habitat de monocarvoeiros, um ancestral do Ser Humano.

Vencedores – A disputa foi acirrada, e a todo o momento as melhores equipes se revezavam nas primeiras colocações. Mas quem se deu bem foi a Projectare, formada por Fabio Bruggioni, Patrick Woodyatt e Marcelo Sansone, que venceu a prova na categoria Masculina, cruzando a linha de chegada às 15h57. “O trekking estava bem difícil, com navegação difícil também. Foi a modalidade que definiu a prova”, acreditou Sansone.

Com o pneu de uma das bicicletas furado e o pedal quebrado, começaram a ficar para trás no meio da prova, mas mesmo assim deu tudo certo no final. “Passamos da 15ª para a 4ª colocação durante o bóia-cross, porque usamos palmar, o que ajudou bastante”, completou Sansone, contando uma das estratégias utilizadas.

Em segundo lugar ficou a equipe Logictel Amigos BM, formada por Beto Silveira, Rodrigo Spigai e Julio Augusto, que chegou apenas dois minutos atrás da primeira colocada. Além do segundo melhor tempo a Logictel também levou o título de segunda melhor equipe masculina.

“A intenção era ficar entre as 10 melhores, e conseguimos”, disse Julio. Segundo ele, a segunda caverna foi a parte mais espetacular da prova. “Mesmo com água gelada e a sensação de claustrofobia (risos), a segunda caverna foi muito, muito bonita”, brincou o atleta.

A terceira equipe a apontar na linha de chegada foi As Penélopes, o único trio feminino na Ultimate Adventure, formado for Carolina Hess, Daniela Paoli e Adriana Dalman. Todas vestidas de rosa elas provaram que as mulheres também são fortes.

“Nossa navegadora fez a diferença quando decidimos traçar o azimute na saída bóia-cross”, reconheceu Adriana. “Quando passamos por uma mata mais aberta na trilha disse para as meninas olharem a paisagem, que era muito linda”, contou Carolina. Elas cruzaram a linha de chegada às 16h05, com muitos aplausos.

A Mantra foi a quarta equipe a chegar, às 16h14, sendo a primeira equipe Mista. O time formado por Manuel Carvalho, Fernanda Belotto e João Paulo Keller foi o vencedor do Circuito Ultimate Adventure 2003. “A prova foi muito boa, com a dificuldade certa para este tipo de prova”, falou João Paulo. Como muitas equipes, eles também se perderam no primeiro trecho de trekking.

“Erramos a navegação, mas conseguimos voltar. O importante é não se perder muito”, comentou Manuel. Mas para eles a comemoração foi ainda maior: “Apostamos com o dono do hotel que iríamos vencer na categoria e, como prêmio, não vamos precisar pagar a estadia”, alegrou-se Manuel.

Ação Ambiental – Pela primeira vez numa corrida de aventura foi feito um Monitoramento de Impacto Ambiental. Especialistas acompanharam a prova e farão um relatório sobre o que observaram. Tudo para encontrar formas de minimizar o máximo possível o impacto ambiental no Parque Estadual Intervales.

Próxima etapa – A próxima etapa do Circuito Ultimate Adventure 2004 acontecerá no dia 7 de agosto, em local ainda não definido. As equipes vencedoras do circuito levam como premiação um kit com produtos da Salomon para casa!

Classificação Final – Durante a prova alguns carros de apoio ficaram atolados no trajeto, o que atrapalhou algumas equipes que estavam nas primeiras colocações. A organização optou por dar alguns minutos de bônus para as equipes que tiveram este tipo de problema, o que pôde ser controlado nos postos de controle. Sendo assim, a classificação final sofreu algumas mudanças.

Categoria Masculina
1º lugar – Projectare
2º lugar – Logictel
3º lugar – Alto Juquiá

Categoria Mista
1º lugar – Terra Brasil
2º lugar – Mantra
3º lugar – Caapuã

Categoria Feminina
1º lugar – As Penélopes

Mais informações e resultados completos desta primeira etapa do Circuito Ultimate Adventure podem ser obtidos através do site www.ultimateadventure.com.br ou pelo telefone (11) 3021-4336.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 26, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure