No riderun um atleta conduzia o cavalo enquanto os outros dois corriam. (foto: Divulgação)
No último sábado (02/10) 56 equipes largaram da praça central de Salesópolis (SP) na 3ª etapa da Ultimate Adventure, corrida de aventura para iniciantes que está fazendo grande sucesso no estado de São Paulo.
Na largada, o clima entre os atletas era de total descontração para enfrentarem os 50 km de percurso, com o pórtico armado ao lado da Igreja e com os moradores da cidade presenciando a grande festa.
A largada foi dada às 9h15 e os trios partiram de bicicleta por estrada de terra ao longo de 7km, até encontrarem com o apoio para a troca de modalidade. Logo após, um trekking que exigiu bastante orientação separou as equipes, e muitas se perderam neste trecho. Para refrescar, os atletas mergulharam na represa Ponte Nova, com água cristalina e a atravessaram nadando 150 metros.
Depois do mergulho, mais um trekking na mata fechada até chegar a mais uma área de transição, onde pegaram novamente as bikes. Considerado um dos trechos de maior dificuldade da prova, a subida do morro do Roque, com 1200 metros de altura, fez com que muitos atletas subissem empurrando as bikes. Mas, ao chegar no topo, todos se emocionaram com a linda vista, onde era possível contemplar toda a região de Salesópolis.
E para descansar do mountain bike, as equipes cumpriram o Special Test ao lado da represa onde realizariam a etapa de canoagem em caiaques duplo ou simples. O Special Test era uma grande rede pendurada entre as árvores, e as equipes tinham que ultrapassá-la. Os competidores se divertiram muito nesta hora, já que muitos deles tinham dificuldades em pular a rede e simplesmente se jogavam, dando muita risada. Depois, remaram por 4 km até chegarem na outra ponta da represa, onde pegaram os cavalos.
A novidade desta 3ª etapa da Ultimate Adventure ficou por conta do Ride&Run, que seguiu as regras do Enduro Eqüestre de Velocidade. Sendo assim, um atleta seguia por 5 km com o cavalo enquanto os outros dois seguiam correndo e por costeira. Era obrigatório o atleta montado no cavalo apenas no primeiro e último quilômetro do percurso.
Todo o trajeto estava demarcado, e a orientação não foi problema neste trecho. Mas muitas equipes esqueceram de realizar a costeira nesta etapa do ride&run, o que acarretou uma penalização de 20 minutos para esses times. Mais uma pequena perna de canoagem de 4 km e mais um trekking de 7km e as primeiras equipes cruzaram o pórtico de chegada montado na Barragem Ponte Nova.
Nota Vale ressaltar a participação da equipe Terra, formada por moradores locais. Eles lideraram a prova toda, perdendo a primeira colocação apenas no último trekking. Como era a primeira corrida de aventura dos integrantes da equipe, eles não sabiam navegar em mapa topográfico e com bússola e por isso percorreram um trecho maior no final da prova, o que fez com que perdessem a primeira colocação.
A equipe Espírito Livre – campeã da etapa anterior da Ultimate Adventure, realizada em Juquitiba – foi a primeira a cruzar a linha de chegada, mas como não cumpriu o trecho de costeira, de acordo com o regulamento da competição, foi penalizada em 20 minutos, caindo para o segundo lugar.
Classificação Final
Categoria Masculina
1)Rio Off-Road 14h43
2)Espírito Livre 15h
3)Gaia 15h01
Categoria Mista
1)Matero 15h38
2)You Extreme 15h45
3)Mantra 15h54
Categoria Feminina
1)Penélopes 16h52
2)Pati num Pára 18h15
3)A Positivo – 14h26 (sofreu corte no PC8)
Este texto foi escrito por: Webventure