Webventure

Ultimate Adventure tem final emocionante com swel no litoral norte


O atleta Hadi Akkoh da equipe campeã Harpyia. (foto: Divulgação)

A 4ª e última etapa do Circuito Ultimate Adventure 2004 de corridas de aventura aconteceu no último sábado (11/12,) em São Sebastião (SP), e teve uma largada mais do que emocionante.

Às 9h15 de sábado as 57 equipes formadas por três atletas e mais um apoio pegaram seus ducks e partiram para 8 km de canoagem em alto mar. Mas, o detalhe: o litoral norte estava sendo atingido por um swel muito forte, que chegou antes da previsão e provocou ondas com média de 1,5 mt de altura.

O que era para ser uma prova para iniciantes se tornou um desafio enorme a ser vencido logo na largada. Os atletas corriam, pulavam nos ducks, mas as ondas vinham e derrubavam a embarcação. Isso por inúmeras vezes. Foi a parte mais difícil da prova e a largada realmente separou os melhores times dos menos experientes.

Barcos de resgate do Corpo de Bombeiro de São Sebastião deram o apoio necessário na água, e a equipe médica, comandada pela Dra. Laira Campello e a Defesa Civil de Juquehy prezaram pela segurança dos competidores em terra.

A etapa de canoagem estava estimada para terminar no máximo com 1h30 de prova, mas a última equipe a sair da água levou 2h30. Depois da tensão inicial, com a remada entre as praias de Toque-Toque Grande e Paúba, os atletas saíram para um trekking super técnico de 18 km em meio à Serra do Mar. Com a forte chuva, algumas trilhas viraram verdadeiros riachos.

Os competidores subiram a serra e, lá do alto, a 1.200 metros, pegaram as mountain bikes deixadas pelo apoio para encararem 22 km de bike, com downhill, até a Enseada de São Sebastião, onde estava localizado o último posto de controle. A prova teria mais uma etapa de 8 km de canoagem, mas esta foi cancelada devido a forte agitação do mar.

Os atletas que conseguiram chegar na frente nesta última etapa do Circuito Ultimate Adventure 2004 foram vistos como heróis pelos adversários. A equipe vencedora foi a Harpya, de São Paulo, formada por Hadi Akkol, Fabio Batista e Paulo Lavinas que cruzaram a linha de chegada às 14h22, correndo juntos pela primeira vez.

Mesmo para eles a largada foi extremamente complicada. “O começo da prova foi a parte mais difícil para nós. Conseguimos entrar quase em último no mar agitado e tivemos que ganhar posições”, disse Fabio Batista, que é instrutor de canoagem. Eles ainda se perderam no trecho de trekking. “Foi total falta de atenção”, disse Hadi.

A segunda equipe a chegar foi a Matero/Kailash/Emp.Aventura, formada por Francisco Perez (Fran), Percival Ozores e Welma Raizer, apenas com seis minutos de diferença para a primeira colocada. “A largada da prova exigiu bastante técnica na remada”, disse Fran, capitão do time vencedor das etapas Juquitiba e Salesópolis do Circuito Ultimate Adventure.

“Saímos entre os cinco primeiros na água, e queríamos tirar a diferença no trekking, que teve uma subida bem pesada”, completou ele, que achou ótima a idéia de cancelarem a última etapa de canoagem.

As mais rápidas da etapa São Sebastião
1) Harpya (masculina) 14h22
2) Matero/Kailash/EmpAventura (mista) 14h28
3) Ilhabela Adventure Team (mista) 14h37
4) Mamelucos (mista) 14h38
5) Faap (mista) 14h38
6) Gaia (masculina) 14h52
7) Pro Harpados (masculina) 14h52

Classificação final do Circuito Ultimate Adventure
Categoria Masculina
1) Gaia 750 pontos
2) Alto Juquiá 650 pontos
3) Goiabada Power 472 pontos

Categoria Mista
1) Matero/Kailash/EmpAventura 700 pontos
2) You Extreme 675 pontos
3) Terra Brasil 627 pontos

Categoria Feminina
1) As Penélopes 900 pontos
2) Pati Num Pára 405 pontos
3) Aroeira Pink By Matero 270 pontos

Mais informações sobre a prova podem ser obtidas no site www.ultimateadventure.com.br ou pelo telefone (11)3021-4336.

Este texto foi escrito por: Webventure