Webventure

Último dia para competir com canoa havaiana


Canoa havaiana virou equipamento de competição (foto: Divulgação)

Quem quiser remar uma canoa trazida diretamente do Havaí, na estréia deste tipo de competição no Brasil, deve se apressar. Termina hoje o prazo de inscrição no Vedacit Aloha Santos 2001. A prova acontece nos próximos dias 25 e 26 de agosto, na Ponta da Praia, em Santos (SP). Tudo a caráter: na véspera, será realizado batismo das canoas, com hula-hula, tochas de fogo, frutas e bebidas típicas do Havaí.

O evento é uma iniciativa do campeão brasileiro de canoagem, Fábio Paiva. “A proposta inicial era apenas uma apresentação para que o público pudesse conhecer a novidade. Mas, o sucesso foi tão grande entre os atletas de diversas modalidades, que resolvemos então, fazer a primeira prova oficial. A canoa havaiana é um esporte que está crescendo no mundo inteiro, de uma forma muito rápida e temos certeza que aqui no Brasil, não será diferente”, conclui.

A supercanoa – Com um percurso triangular demarcado por bóias, as equipes compostas por seis atletas, sendo um do sexo oposto, deverão remar um total de 9km (três voltas de 3km cada). A canoa havaiana ou outrigguer, nome que recebeu dos colonizadores americanos, é feita em fibra de vidro, tem 14m de comprimento, 50 cm de largura, pesa 180 quilos com o estabilizador lateral e tem capacidade para seis pessoas.

A partir desta prova, será criado o Ranking do Clube da Canoa Havaiana, que atualmente possui apenas a categoria mista. A 2ª etapa da competição já está marcada para os dias 10 e 11 de novembro na Barra do Sahy, litoral norte de São Paulo.

Mais detalhes – Nesta etapa de agosto, o simpósio técnico está marcado para as 20h30 do dia 24, sexta-feira. No sábado, às 9 horas, começam as eliminatórias e, no domingo, acontecem as semifinais e a final.As inscrições custam R$ 500,00 por equipe e devem ser feitas no site www.th5eventos.com.br/aloha.htm ou pelo tel (13) 33167665.

Este texto foi escrito por: Webventure