Webventure

Último treino antes de buscar o recorde mundial no ar


Formação que resultou no atual recorde brasileiro com 65 atletas (foto: Divulgação)

Daqui a uma semana, mais de 100 pára-quedistas de diversas regiões do país vão se unir com o objetivo de colocar o Brasil no Livro dos Recordes. No Rio, eles vão saltar em busca da maior formação em queda livre já realizada com atletas do mesmo país. A meta é montar um desenho geométrico com 109 pessoas. Acreditando no projeto, o Webventure é o site oficial.

Neste fim de semana (27 e 28/10), pelo menos 80 pára-quedistas vão estar na escola Azul do Vento, em Campinas, para o último treinamento antes das tentativas, marcadas para 1 a 4 de novembro, na Base Aérea de Santa Cruz. Parte da equipe de pára-quedistas, engenheiros de salto e técnicos que planejaram a formação estará reunida para acertar os últimos detalhes.

“Será a prova final para que dê tudo certo nesse megaevento do pára-quedismo mundial”, define Carmen Pettená, organizadora do projeto. Ela é brasileira, mas mora atualmente em Deland, pequena cidade na Flórida (EUA), um dos centros mundiais da modalidade.

Como será o treino – No último treinamento, os atletas farão saltos dirigidos que aplicam todas as técnicas necessárias para a realização precisa uma grande formação. De acordo com o capitão de time, Marcos Padilha, a equipe receberá treinamento que inclui desde técnicas de saída do avião, como se aproximar e compôr a grande formação, além das manobras de separação para a abertura do velame.

Este será o quarto treino da equipe e terá participação de atletas de Roraima, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros estados. Segundo Ricardo Pettená, diretor técnico do recorde e fundador da Azul do Vento, o que vem surpreendendo é o grande número de jovens participantes. “Isso prova o desenvolvimento do esporte no país e o seu reconhecimento no exterior com grandes atletas brasileiros”, destaca.

A batalha pelo recorde não é de hoje. Nos últimos anos, Carmen chegou a realizar outras tentativas. O atual recorde brasileiro foi quebrado em Deland, em 1998, e reuniu 65 atletas. O marca mundial com pára-quedistas de um mesmo país, 108, pertence à Noruega.

Este texto foi escrito por: Webventure