Prova é dividida em etapas de 3 a 5 horas (foto: Divulgação)
Pedalar sem parar. Esta é a idéia de alguém que não conhece uma ultramaratona, mas o conceito dela é diferente do que se pensa. Os campeonatos, com mais de três dias de duração, são divididos em etapas (uma a cada dia), sem quilometragem definida. O que conta na ultramaratona é o tempo de cada percurso, que geralmente varia de 3 a 5 horas.
De acordo com Mario Roma, competidor de ultramaratonas, existe uma preparação básica para estar pronto para encarar longos dias de pedalada. É uma receita de bolo: são seis meses de treino na bike e completar cinco mil quilômetros, intercalando pedaladas longas, trilhas, terrenos diversificados, revelou. Além dos treinos técnicos, são necessários acompanhamentos nutricionais e treinamentos musculares. É um tipo de prova que exige demais de todo o corpo, explicou Roma.
Com o corpo em ordem, é hora de preparar a mente. Existem situações em que o atleta precisa estar concentrado durante a prova para evitar erros e possíveis incidentes. Mas, além disso, deve estar pronto para situações adversas, como falta de água, frio, calor, chuva, entre outras. Saiba simular situações e dificuldades que podem ser encontradas, afirmou Mario.
No Brasil, um dos locais que pode ser utilizado para um treinamento de ultramaratona é o Caminho da Fé, que passa por São Paulo e Minas Gerais. Entre Tambaú e Aparecida do Norte, em São Paulo, a altimetria fica entre 1.500 a 2.000 metros. O percurso é bem variado e pode ser o local ideal para a prática de um treino para ultramaratona, com um trecho para cada dia.
Equipamento – Para realizar uma ultramaratona, o conforto e a resistência são requisitos básicos para os equipamentos utilizados. É recomendável uma bike full suspension (suspensão dianteira e traseira) e os equipamentos básicos de segurança, como capacete e sinalizadores.
O investimento também precisa ser direcionado no que o atleta utilizará durante a competição. As roupas devem ser confortáveis e arejadas, prontas para encarar três ou mais dias de pedaladas; outro fator importante nessa modalidade é levar kit de primeiros-socorros e matérias de higiene pessoal.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 22, 2009