Webventure

Ultramaratononista português compete no Cerapió


Mário Roma nas trilhas da Cape Epic na África. (foto: Arquivo pessoal.)

O biker Mário Roma é o primeiro atleta internacional que competirá o evento. Roma já participou das maiores provas de ultramaratona do mundo, como a TransSalp, na Europa e a travessia da África, a Cape Epic.

Aos 43 de anos de idade, ele competirá na categoria Over-40 e acredita que será um grande desafio. “Já ouvi muitas estórias dos mais variados atletas, mas tudo se foca numa palavra: é duro. Sem dúvida o calor e o piso de areia fazem desta prova um desafio extremo”.

O título obtido na ultramaratona TranSalp (Alemanha, Áustria e Itália) foi em 2003, após pedalar os 600 km do percurso e os 21 mil metros de escalada. Já a Cape Epic, disputada em maio desse ano na África do Sul, ele percorreu 900 km de pedalada e 16 mil metros de escalada.

Mesmo após suportar temperaturas muito quentes e terrenos inóspitos na África, o biker vem cauteloso para o Cerapió 2006: “Me lembro do calor quando fiz viagens para Fortaleza e sertão. Não posso imaginar os 400 km nessas temperaturas de bike. Os atletas locais são muito fortes e aclimatizados, será um prova onde a prudência e reserva de energias é essencial, respeitarei meus concorrentes e no fim espero ter força para poder dar o melhor de mim”.

Apesar de ser natural de Portugal, ele mora em São Paulo com a esposa e duas filhas, onde trabalha em uma empresa de soluções para a Internet. Em terras tupiniquins já venceu o Power Biker e o Big Biker, além do Paulista Maratona Máster, ano passado.

Este texto foi escrito por: Webventure